Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.
United States, the best promotions, bonuses and bookmakers available at:
Take these offers now!

Regulamento para liquidez partilhada já deu entrada na Comissão Europeia

Regulamento para liquidez partilhada já deu entrada na Comissão Europeia

Desde março de 2016 que se esperava que este projeto fosse enviado.

A 3 de janeiro de 2017, o documento que tem por objetivo descrever os requisitos para o modelo de dados específico para póquer e apostas cruzadas em regime de liquidez partilhada, entrou em análise na Comissão Europeia e encontra-se agora em período status quo.

por Filipa Silva   |   comentários 0
quarta, janeiro 4 2017

O “Regulamento dos Requisitos do Sistema Técnico do Jogo Online com Liquidez Partilhada” foi enviado dia 3 de Janeiro de 2017 para a Comissão Europeia, a fim de receber eventuais comentários de parceiros europeus.

Este acontecimento marca o fim do tão questionado “atraso”, e o fim das dúvidas acerca do conteúdo final do regulamento. Relembramos que a primeira versão “draft” deste Regulamento da Liquidez Partilhada tinha sido publicado dia 17/03/2016, tendo estado aberto a contributos até dia 02/05/2016, mas que tardava em ser enviada a versão final para a Comissão Europeia. Tal atraso já tinha sido alvo de críticas por parte da ANAon, com a divulgação de um comunicado de imprensa acerca do atraso no envio de regulamentos.

Download PDF da versão “final” enviada para a Comissão Europeia a 3/1/2017, do Regulamento da Liquidez Partilhada.


O que mudou desde a versão draft de Março de 2016 para a versão final de Janeiro de 2017?

Algumas importantes alterações foram feitas após os contributos recebidos pelo SRIJ da primeira versão draft do Regulamento da Liquidez Partilhada, para a elaboração desta versão final que na opinião da ANAon está significativamente melhor, várias dessas alterações foram de encontro a sugestões enviadas pela ANAon. A saber:

  • (ponto 2.1.) Foi clarificada a questão quem partilha liquidez com quem, estando agora mais claro que os jogadores registados na plataforma .pt partilham liquidez com jogadores registados noutro domínio.
  • (ponto 3.1.1.-2.) Onde antes obrigava a verificação de identidade dos jogadores fora de portugal antes de qualquer colocação de apostas em liquidez partilhada, agora esclarece-se que essa verificação é obrigatória de acordo com as regras dessas jurisdições.
  • (ponto 3.5.1) Este ponto é novo, e pode ser limitador em termos de quem pode partilhar liquidez com Portugal, porque dá o poder ao SRIJ de limitar as jurisdições que podem partilhar liquidez com jogadores no “.pt”. Fica garantido que Portugal partilhará liquidez com jurisdições que façam acordos com o SRIJ. Mas fica ainda em aberto que mesmo sem acordos, Portugal poderá partilhar liquidez com jurisdições onde “o SRIJ consiga verificar estarem reunidas as condições técnicas que permitam o cumprimento dos objetivos do regulamento” – falta esclarecimentos ou uma lista de jurisdições aprovadas.

Após esclarecimentos com o SRIJ, ficamos a saber que os acordos de "partilha de informação" já feitos com a Gambling Comission UK (20/06/2016), a DGOJ Espanha (22/03/2016) e a ARJEL França (01/02/2016), não são os acordos a que se refere o porto 3.5.1. deste regulamento de liquidez partilhada.

Os acordos de "partilha de liquidez" estão a ser desenvolvidos neste momento, não havendo data para a assinatura e entrada em vigor ainda de nenhum.

Há informação de já ter havido 2 reuniões entre autoridades reguladoras para discutir "liquidez partilhada no poker", notícias de 15/09/2016 e 30/11/2016 e envolveu os reguladores de Alemanha, Áustria, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal.

Quando haverá liquidez internacional em Portugal?

Download PDF da versão “final” enviada para a Comissão Europeia a 3/1/2017, do Regulamento da Liquidez Partilhada.

O Regulamento dos Requisitos do Sistema Técnico do Jogo Online com Liquidez Partilhada” está agora em período de status quo, durante 3 meses (ou 4 meses caso haja algum parecer circunstanciado emitido), e só após 4 de Abril de 2017 (ou 4 de Maio de 2017) é que poderá ser finalmente publicada a versão final do regulamento no Diário da República Português. Só depois dessa data (Abril ou Maio de 2017) é que poderá haver partilha de liquidez de jogadores no .pt com jogadores de outras jurisdições.

A ANAon acrescenta que tem já agendada uma reunião com o SRIJ de onde certamente trará mais esclarecimentos para os associados, sobre este regulamento, e sobre o segundo regulamento que foi publicado na mesma altura deste (Março de 2016) mas que ainda não foi enviado para a CE.

Este comunicado foi publicado pela ANAon: ver fonte.

apostas cruzadas, liquidez internacional, poker online, regulamentos, srij

Comentários (139)
  1. xxx 09 jan 2017 - 22:18
    kemseke escreveu:
    ASP escreveu:
    agora até que me apetecia dizer uma "idiotice" mas não devo

    ja disseste... quem é que falou em ANAON? (hola)

    leio nas entrelinhas...

    Tb concordo com o pjbfs. Se ele diz que a situação está mal não sei como é que alguém diz que ele está errado.

    Sim o PR não fez tudo o que devia (ver um entrevista dele a falar de trade e do princípio ao fim e não dizer que tudo isto está proibido em portugal em nenhuma parte da entrevista .. é um bocadinho ... nem sei o que dizer .. muito defensivo).

    Sim as publicidades aqui às betclics e afins não deviam cá estar (ainda estou para ver a publicidade ao placard online aparecer por aqui).

    Sim este negócio é importante para o PR (até porque não vejo um green dele actual publicado há muito tempo ..... e nunca explicou ao certo nem deu alguma luz do que faZIA - passado - REALMENTE no trade ... Há pouco vi no FB "uma semana com o PR" e tinha lá os greens de sempre de há não sei quantos anos - quando dava :-) - ... Uma semana actual - estamos em 2017 - consistente é que era de homem. )



  1. Faria1990 09 jan 2017 - 22:44
    Que tamanha ingratidão!
    O Paulo é o expoente máximo do trading em Portugal, ganha dinheiro como lixo, sinceramente acreditam que ele precisa de vocês (nós) para alguma coisa?
    A ANAon tem feito um trabalho fantástico e quem não está satisfeito que tal tentar fazer algo para ver se tem resultados diferentes? O que o desespero faz às pessoas.
    Eu acredito que mais tarde ou mais cedo a betfair vai voltar ao nosso País e ai quero ver o que dizem os velhos do Restelo.
    Cumprimentos  (balón)
  1. ASP 09 jan 2017 - 23:00
    Não acho que o problema seja o Paulo. Não se trata de não achar que não se conseguiram coisas boas com esta direcção da ANAon. Mas em PT a betfair foi proibida vilmente à 1 ano e meio, e há um regulamento que está a ganhar mofo há 8 meses numa gaveta qualquer. Estamos bloqueados, não acontece nada, não se justifica nada, não se informa nada. Dizer que um dia talvez haja betfair em PT e clamar vitória se ela aparecer daqui a 10 anos não me parece que seja apropriado.

    Toda a gente sabe que ANAon e academia giram à volta das mesmas pessoas (para o bem e para o mal e eu nem vou dar opinião sobre isso). Mas são entidades jurídicas diferentes. A Anaon escolheu uma posição de diálogo com o regulador (que já trouxe coisas boas e agora parece que não traz coisa nenhuma) e quer mantê-la mas a academia podia tentar coisas diferentes (até pq ja teve aqui banners da betrally em tempos)... mas se calhar foram mesmo outros tempos.
  1. kemseke 09 jan 2017 - 23:49
    ASP escreveu:
    ...betfair foi proibida vilmente à 1 ano e meio...

    e bem... se eu pago imposto relativos ao meu trabalho para contribuir para o bem comum, porque será que uma empresa que nada acrescenta a riqueza do nosso pais, possa ganhar milhões sem pagar nada? deixem de ser fanáticos e vejam a coisa com outros olhos.
  1. ASP 10 jan 2017 - 00:12
    e tu acreditas que a proibição foi uma medida generosa do governo a pensar no bem comum? eu acho que tu não acreditas nisso. o bem comum é deixar apodrecer o tema na gaveta enquanto as casas de lixo proliferam? tu acreditas nisso?... sinceramente eu acho que não acreditas nisso... a não ser que me digas que nunca usaste a betfair ou outra casa de apostas antes da proibição entrar em vigor pq elas não pagavam impostos e não contribuíam para o bem comum.

    podia-se e devia-se ter feito diferente e melhor... pq é que não se fez? burrice de não se saber copiar um caso de sucesso de outro país? talvez... ou talvez a ideia fosse mesmo fazer ir as coisas para o estado em que estão hoje.
  1. urbanpt 10 jan 2017 - 04:03
    Mas afinal pertencemos a união europeia ou não?
    para pagarmos impostos e cumprir defices somos da união europeia
    para sites de apostas desportivas é como se fossemos de outro continente
    A lei Europeia têm de ser a mesma e nada mais.
    Os Portugueses são idiotas a maioria esa porcaria do placard parece que voltamos ao seculo passado em vez de evoluirmos regredimos.
    As melhoras casas de apostas online como a BET365 E A BETFFAIR não estão para aturar estes ladroes da santa casa
  1. adec_12 10 jan 2017 - 09:22
    kemseke escreveu:
    ASP escreveu:
    ...betfair foi proibida vilmente à 1 ano e meio...

    e bem... se eu pago imposto relativos ao meu trabalho para contribuir para o bem comum, porque será que uma empresa que nada acrescenta a riqueza do nosso pais, possa ganhar milhões sem pagar nada? deixem de ser fanáticos e vejam a coisa com outros olhos.
    Concordo que qualquer casa de apostas deva pagar impostos em Portugal. Agora estes têm é de ser justos sob pena de penalizarem as casas e os próprios apostadores, para além de poderem potenciar o mercado negro.E a verdade é que , na minha opinião, começamos mal com a forma de tributação escolhida (sobre o volume e não sobre o lucro). Pessoalmente não consigo encontrar uma justificação lógica que justifique toda esta demora relativamente ao exchange.
  1. pjbfs 10 jan 2017 - 11:52
    Faria1990 escreveu:
    Que tamanha ingratidão!
    O Paulo é o expoente máximo do trading em Portugal

    Concordo completamente, nem eu nunca me referi a ele como não sendo quem diz ser apesar de não ter nenhuma prova disso.

    Faria1990 escreveu: sinceramente acreditam que ele precisa de vocês (nós) para alguma coisa?

    Mais uma vez repito, em conversa telefónica com ele e em conversa com outros membros da academia é óbvio que o dinheiro dos afiliados é essencial, quer acredites ou não, senão não teriam ido à procura de outros mercados.

    Faria1990 escreveu: A ANAon tem feito um trabalho fantástico e quem não está satisfeito que tal tentar fazer algo para ver se tem resultados diferentes?

    A ANAON não fez, a meu ver tudo o que podia ter feito, e tal como disse antes e reafirmo boicotou algumas das acções que eu próprio preparei.

    Faria1990 escreveu: O que o desespero faz às pessoas.

    Acredita que é mesmo desesperante, felizmente eu tinha um belíssimo rendimento com a betfair, tinha todo o tempo do mundo para ver crescer o meu filho de 8 anos e há um ano ando a carregar caixas e a ganhar o ordenado mínimo, com todas as consequências que isso trouxe à minha vida pessoal, por isso, desespero em ter a betfair em Portugal novamente? Certamente, não tenho nenhum problema em admitir.

    Faria1990 escreveu: Eu acredito que mais tarde ou mais cedo a betfair vai voltar ao nosso País e ai quero ver o que dizem os velhos do Restelo.

    Espero sinceramente que tenhas razão, mas já o disse ao Paulo por telefone e reafirmo-o aqui, não teremos betfair em Portugal, nem daqui a 5 anos. Se ela vier antes não tenho nenhum problema em assumir o meu erro e pedir desculpa a quem de direito.

  1. pjbfs 10 jan 2017 - 11:58
    Goal escreveu:
    Concordo com algumas coisas que o pjbfs escreve mas a malta se inscrever nas casas existentes e pokerstars não é de todo o problema, o problema foi o governo ter percebido com o Placard que as apostas são uma mina de ouro... a partir daí, chapéu.

    Goal, agradeço as tuas palavras pois sei que não é fácil ir contra a opinião geral dos "cegos seguidores" de tudo o que faz a ANAON.

    O governo percebeu que o placard e as apostas são uma mina precisamente porque milhares de portugueses foram logo a correr inscrever-se e encher os quiosques a jogar o placard. Se tivesse havido um boicote geral ao placard e às casas de apostas que entraram entretanto, boicote esse patrocinado pela ANAON, marcávamos uma posição.

    Mas como já disse e repito, foi votada uma decisão entre os membros da ANAON de boicotar a vinda do poker se não viesse com liquidez internacional, o que aconteceu assim que abriu? nem preciso dizer mais.

    O corporativismo entre apostadores não existe e cada um actua segundo os seus interesses e não para o bem comum, enquanto assim for, nada há a fazer, e a ANAON tem contribuído para isso.
  1. pjbfs 10 jan 2017 - 12:08
    xxx escreveu:
    kemseke escreveu:
    ASP escreveu:
    agora até que me apetecia dizer uma "idiotice" mas não devo

    ja disseste... quem é que falou em ANAON? (hola)

    leio nas entrelinhas...

    Tb concordo com o pjbfs. Se ele diz que a situação está mal não sei como é que alguém diz que ele está errado.

    Sim o PR não fez tudo o que devia (ver um entrevista dele a falar de trade e do princípio ao fim e não dizer que tudo isto está proibido em portugal em nenhuma parte da entrevista .. é um bocadinho ... nem sei o que dizer .. muito defensivo).

    Sim as publicidades aqui às betclics e afins não deviam cá estar (ainda estou para ver a publicidade ao placard online aparecer por aqui).

    Sim este negócio é importante para o PR (até porque não vejo um green dele actual publicado há muito tempo ..... e nunca explicou ao certo nem deu alguma luz do que faZIA - passado - REALMENTE no trade ... Há pouco vi no FB "uma semana com o PR" e tinha lá os greens de sempre de há não sei quantos anos - quando dava :-) - ... Uma semana actual - estamos em 2017 - consistente é que era de homem. )

    Obrigado também pelas palavras, eu não sou o dono da verdade, mas questionem o Paulo e os membros da academia e questionem o Jomané e perguntem-lhes se os sites sobrevivem sem os afiliados, e perceberão o porquê de toda a publicidade.

    Obviamente que as betclics e as bets não deviam ter aqui o seu espaço. Já ouvi o Paulo falar várias vezes sobre a vergonha que são as odds nestas casas, então e são coniventes com a situação?!?!?!?

    Meus amigos é muito fácil de entrar em demagogias e dizer, "então se não concordas porque não fazes tu mais"

    Esse é o mesmo argumento que o Paulo usa quando nos diz, quem não estiver de acordo com a ANAON pode sempre abrir outra associação ou candidatar-se a esta. Eu já tive a oportunidade de lhe dizer directamente e digo aqui também da demagogia que é essa afirmação. Todos sabem de toda a logística que envolve uma decisão dessas e não está obviamente ao alcance de todos, senão garanto-vos que já o teria feito.

    Agora, em vez de pensarem "Deixem de criticar os membros da ANAON pois fazem tudo de forma desinteressada e ninguém lhes pediu para criarem a associação, só o fazem por bondade", questionem-se e pensem um pouco ao contrário, se eles a criaram foi precisamente a contar com esta situação e a pensar também na sua própria sobrevivência.