Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.
United States, the best promotions, bonuses and bookmakers available at:
Take these offers now!

Tópico: Diário do Paulo Rebelo  (Lida 129107 vezes)

Offline GreenUpHorsie

Re: Diário do Paulo Rebelo
« Responder #90 em: Dezembro 11, 2010, 17:23 »
Utilizando aquilo que sei diria para começar a martelar mais no under/over x.5 golos mas é sem dúvida de valor perguntar-te a tua opinião visto a tua experiência no mercado, e visto que também já foste novato como todos nós já fomos ou somos.  (ball)

Todos os mercados oferecem oportunidades.
Cabe a cada um descobrir em qual se sente melhor (seguindo a lei da compensação)

http://www.paulorebelotrader.com/forum/index.php/topic,749.0.html

Faz todo o sentido, é algo mais pessoal do que a minha primeira questão.

Tem em conta a falta de experiência, e o estar a questionar-te com este testamento servir também para mim no sentido de consolidar mais ainda a lei da compensação e o que ela me diz. Seguindo mais ou menos o teu raciocínio, penso que deveria martelar mais no dutching das probabilidades e lay a 1.01 nos golos, e deixar o resto onde não me sinto tão à vontade, ou tive prejuízo, como é o caso do lay draw. Ainda assim apesar da tua imparcialidade apreciada, também iria apreciar uma opinião tua pessoal e sincera.

Consideras a técnica de fazer lay a 1.01 quando o resultado não está assim tão seguro uma boa técnica?
Claro, apesar de se nos focarmos nisso, termos algumas hipóteses de investimento esquecidas.

Isto porquê, se apenas entro com o lay a esse preço e espero que tal aconteça, durante todo o tempo que isso desceu, a outra subiu, lei da batata, e foi uma subida não aproveitada, mas com um porquê, falta de experiência quando comparada com um décimo da tua.

Conclusão, dutching nas probabilidades em pré live quando há tempo, gosto, penso que consiga lucrar com a mesma.

Lay a 1.01, das melhores técnicas/responsabilidade mas uma grande seca, muita hora a acompanhar jogos porque, se não arriscamos mais do que os ticks ganhos naquele jogo, até vale a pena ir-mos a jogos por exemplo sul americanos e outras ligas menos importantes, desde que sejam jogos voláteis no que consta a golos. Penso que com mais tempo, consiga voltar a aplicar a mesma apesar da seca.

Lay ao empate, não gostei, arrisca-se bastante, e senti esse tempo todo que seria melhor ter feito scalping na descida do que swing na subida esperando um golo, o meu problema está no fazer scalping e de um momento para o outro, golo. Penso que deveria deixar-me de lay ao empate.

Um abraço e mais uma vez muito obrigado pela atenção e partilha.  (y)

Parabéns pelos resultados fantásticos do teu registo.  (amem)

Conforme podes constatar pelo meu diário eu não uso estratégias planas.

Pelo facto de não as usar, não as considero que sejam menos valiosas.
Invariavelmente, terei que voltar a remeter a resposta para a lei da compensação. Não há outra forma de te dizer isto: Se a estratégia te faz ganhar dinheiro: é boa para ti. Se não te faz ganhar dinheiro, não é boa para ti.

... e isso é a minha opinião sobre todas as estratégias

Nem mais, mais uma vez obrigado pela tua resposta. Tens toda a razão, apesar de poder ser mais ou menos trabalhoso, devo tentar melhorar as duas técnicas com que obtenho melhores resultados.

O lay draw já é um modo que não é assim tão linear de fazer trading, e por ser superior a odd 2 normalmente, representa ticks maiores logo em caso de red, mais prejuízo.

Continuação de bons trades Paulo e obrigado pelas respostas  (y)

Offline bancarrota

« Responder #91 em: Dezembro 20, 2010, 06:04 »
O Paulo sugeriu-me que eu pusesse aqui a minha ideia/opinião/crítica (como lhe queiram chamar) em relação a este diário de 7 dias.
Parece que ganhei má fama aqui por fazer uma piada com o prognóstico do Paulo no Barça que depois tomou proporções ridículas.
Aviso desde já que a minha opinião não tem o sentido de atacar o Paulo, e que vou ter o cuidado de tentar escolher a melhor maneira de dar a minha opinião sem me caírem em cima, tentando não ferir susceptibilidades. Mas sou crítico em relação a mtos detalhes. Espero que aceitem a minha opinião, especialmente o Paulo.
Tb quero dizer que NADA do que eu vou dizer tem o intuito de diminuir a qualidade dele nem me armar em bom, de querer fazer parecer que sou um "ganda" trader tipo Paulo Rebelo. Isso não tem rigorosamente nada a ver com a minha opinião.

Pois bem, e como isto vai ser bem comprido, vou começar:
Depois de ler muito bem todos os 7 dias do diário do Paulo, chego à conclusão de que ele, independentemente de ser um GRANDE punter/trader, teve MUITA sorte! Mas muita mesmo.
Não ponho em causa os resultados com os 59 mil euros de profit, mas acho que o diário calhou numa das melhores semanas do Paulo de sempre. Digo isto pq para mim, e como já disse, a sorte bafejou completamente os resultados do diário, e tendo em conta a lei das probabilidades, não creio que todas as semanas ele tenha tamanha sorte.
QUERO FRISAR QUE ISTO NÃO É ESTAR A DIZER QUE O PAULO É UM VACOSO E MAIS NADA. ELE É UM GRANDE TRADER E GANHA MILHARES POR SEMANA, MAS NESTA SEMANA TEVE SORTE. MINHA OPINIÃO.

(A partir daqui tomo a liberdade de não estar constantemente a frisar que isto é apenas a minha opinião e que não tem o sentido de atacar o Paulo nem diminuir a qualidade dele. Peço que tenham isso em mente qdo vos apetecer mandar a minha cabeça contra a parede, lol).

Começando pelo 1º jogo:
O Paulo dá-nos esta lição: "Quando eu perco numa situação devido a um erro cometido não entro em pânico. Analiso a situação para que não cometa o mesmo erro duas vezes. Depois de salvaguardar que numa situação semelhante não irei perder dinheiro tento fazer com que consiga ganhar caso a situação se repita."
Ora, isto é correctíssimo. O que eu acho completamente ERRADO é o exemplo escolhido pelo Paulo para dar essa lição!
Vejamos: O Paulo perdeu uma quantia de dinheiro pq no último lance do Benfica - Lyon ele viu valor em ir a 1.01 para não haverem mais golos. Mas houve 1 golo e ele perdeu. Ora, o Paulo não faz apostas sem valor na sua óptica. Se ele fez essa escolha é pq viu valor.
Depois no Jogo de Portugal-Espanha o Paulo viu valor em ir ao contrário, em ir no golo no último lance do jogo.
Ou seja, na minha opinião, o Paulo não cometeu erro nenhum no 1º jogo, nem foi isso que o fez ganhar no 2º jogo. Ele diz que "aprendeu com o erro e analisou e depois em vez de perder dinheiro vai ganhar caso a situação se repita". Mas isto para mim é completamente errado. Meus amigos, se assim fosse, não seria tãooooo fácil ganhar dinheiro?
Se não tivesse parado o cérebro ao Roberto ele tinha ganho a 1ª aposta, e se o Pepe não lhe dá pa se armar em Rui Costa e fazer um passe daqueles, ele tinha perdido a 2ª.
O que é que o Paulo aprendeu então?? Qual foi o erro?? O que é que ele corrigiu no 2º jogo?? Que raramente um back a 1.01 tem valor e que ás vezes um lay a 1.01 tem? Mas o Paulo sendo quem é só descobriu isso com esses 2 jogos? Eu pessoalmente nem acredito como é que um trader como ele viu valor em pôr milhares de euros a 1.01 com um livre por ser marcado ainda no jogo, mas aí já estamos a discutir o que é valor para uma pessoa e não é para outra, e é mto subjectivo. Se todos vissemos valor no mesmo, simplesmente não existiria betfair.
Pronto, neste caso a minha opinião é a de que o Paulo não cometeu nenhum erro no Benfica-Lyon nem corrigiu esse erro no Portugal-Espanha. Simplesmente pq ele só entra no mercado qdo vê valor, e se entrou nessas 2 vezes, fez o que tinha a fazer. Perdeu uma e ganhou outra, ponto final. Não aprendeu nada!

No jogo do Real - Bilbao o Paulo faz o que é habitual nele, que é ser astuto e ver onde está o valor. Foi em lay ao Real pq achou que a odd estava baixa demais. Certíssimo. O Real marca e o Paulo ficou a  perder dinheiro. Mas continuou a ver valor em ir contra o Real. Certíssimo. Mas o Real marca novamente. E aqui o Paulo diz que ficou a perder menos do que estava a perder antes. E confesso que aqui perdi-me. Como é que ele ficou a perder menos se ele continuou a ir em lay ao Real? Provavelmente pq estaria a fazer scalping e no momento do 2º golo por sorte não teria posição aberta em lay ao Real. Se não fôr por isso, não sei como foi. Mas adiante. A parte da sorte neste jogo vem com o 2-1. Eu concordo com o valor do lay a 1.02 no Real aquando do 2-0. Mas sejamos realistas, não deixa de ser sorte o Atletico marcar.
Depois o Paulo diz que o valor passou para o lado do Real pq o Mourinho ao intervalo puxou-lhes as orelhas. Eu não concordo com esta parte, pq tal como o mourinho falou com os seus jogadores ao intervalo, o staff do atletico tb acentou a cabeça e vinha com a lição para a segunda parte. Mas lá está, isto do valor é subjectivo e não interessa para o caso. Mas acho que o Paulo tem mta sorte qdo vai em lay a 1.02 o atletico marca logo, e qdo ele decide que o 1.09 do real tem valor e poe mais de 50 mil euros a 1.09, o real marca logo.
Concluindo, este foi mais um jogo em que apesar de o paulo ser bom e normalmente ter a hedge do valor do lado dele devido à sua qualidade, teve sorte.

Depois temos o Sevilha-Mallorca. Mais uma entrada de valor do Paulo com a qual eu concordo plenamente. Uma nota para o profundo conhecimento do Paulo sobre o futebol espanhol, nomeadamente dos plantéis das equipas. A análise que ele faz ás equipas passa por quem joga e por conhecer realmente a qualidade dos jogadores e não apenas pelo "nome" das equipas.  (amem)
O Paulo neste jogo teve 2 golos contra a sua posição no mercado. No entando, ele ficou sempre a ganhar dinheiro. Não estando a pôr em causa a veracidade da questão, admito que acho mto, mas mesmo mto difícil ficar no verde com 2 golos CONTRA a nossa posição no mercado. E ainda mais com os montantes astronómicos que o Paulo injecta nele! É que ele não tá a fazer scalping com 50€ de cada vez, que são correspondidos rapidamente. Ele tá com stakes de 2000, 3000, suponho. Uns atrás dos outros. Ou seja, mesmo com aqueles bons ticks que ele ganhou devido à odd se ajustar contra o Sevilha, para mim é um pouco um mistério como ele ficou em green com 2 golos contra.
Depois, e não questionando ou não se a entrada em lay ao empate ao minuto 89 tinha ou não valor, o que é um facto é que foi mta sorte passado 1 minuto ter aparecido o golo. Foi o Jackpot!! ehhe

Depois temos o Getafe-Zaragoza. O Paulo entrou em lay ao Getafe e apesar de a odd descer ele manteve-se convicto e pôs ainda mais contra e o Zaragoza marca. Na 2ª parte o Paulo põe-se contra o Zaragoza e o Getafe marca. Não é que seja sorte, ele tava do lado que achava que tinha valor. Mas caraças, acerta quase todas, lol.

Para finalizar temos o Braga-Arsenal, que é mais do mesmo. O Paulo refere que não vê oportunidades de trading nem de fazer nada, mas depois qdo o Fabregas se lesiona ele vai no Braga. E que depois qdo o Eboué tb se lesionou ele ainda foi mais forte no Braga. No minuto seguinte golo do Braga. Esta ainda me parece mais sorte que a do jogo anterior. Pq? Pq o Paulo nem refere se achou que a descida que a odd do Braga sofreu devido ás lesões dos 2 jogadores do Arsenal compensavam a entrada no mercado a favor do Braga. Parece que ele era o Tozé que curte a Bwin e vê o Fabregas a lesionar-se e decide pôr guita no Braga sem sequer ver que a odd do Braga passou de 6 para 2 e que não tinha valor nenhum (Claro que não foi esse o caso, foi só um ex.)
Ou seja, mesmo admitindo que O Paulo viu valor no Braga depois das lesões, não se pode dizer que tenha tido azar em o Braga marcar no minuto seguinte, né?

CONCLUSÃO FINAL:
Repito, sem pôr em causa a grande qualidade do Paulo e a sua entrada com valor nos mercados, ele teve uma sorte desmesurada. Em todos os jogos teve 1 JACKPOT brutal, tirando o do Getafe, em que mesmo assim estava do lado "certo" sempre.
Eu gostaria de ter visto o Paulo a dizer ao pessoal que essa semana foi uma semana que nem sempre acontece. Não tou a dizer que ele não tenha semanas de ganhar mais, mas tou a dizer que essa semana do diário, ele teve muita SORTE. Aliado ao valor que ele tem, e ao valor das suas posições no mercado, ele teve SORTE até mais não!
Atenção que qdo eu chamo sorte aos acontecimentos destes jogos, não é a cada acontecimento em particular. Já que só há 2 opções, ou cai para o lado do Paulo ou cai ao contrário. E uma coisa que só tem 2 opções não pode ser considerado sorte de cair do lado bom para nós. Sorte é o euromilhões.
O que eu chamo sorte neste diário, é que TODAS caíram para o lado do Paulo (menos os golos no Getafe, mas ele ficou no verde, por mérito, claro).
Foram TODAS, 3 delas JACKPOTS.

Sem pôr em causa o paulo estar do lado do valor, reparem:

- JACKPOT no último lance do Portugal - Espanha
- JACKPOT no lay ao Real a 1.02.
- JACKPOT no lay am empate ao minuto 89 no Sevilha-Mallorca (depois de 2 golos contra em que o Paulo só continuou no verde devido à sua enorme qualidade e entrada de valor no início do jogo)
- Está sempre do lado dos golos no Getafe-Zaragosa (está lá com valor, é certo... mas não deixa de ser o "special one" caraças, caem todas, ehhe)
- Entrou (supostamente) com valor no Braga a 10 minutos do fim por causa da lesão do fabregas, e mais uma vez cada tiro cada melro, eheh.

O PAULO É ENORME, MAS UMA SEMANA DESTAS NÃO ACONTECE SEMPRE.
« Última modificação: Dezembro 20, 2010, 06:38 por bancarrota »

Offline asergioam

« Responder #92 em: Dezembro 20, 2010, 06:41 »
Acho que tens razão em algumas coisas que dizes mas (e agora posso estar errado pois não fui rever o diário do Paulo) ele não disse que apostou no braga mas sim contra o arsenal, o que é muito diferente. Depois das lesões as odds do Arsenal ainda estavam a rondar os 3, até acho que ainda estavam abaixo de 3. Eu também vi valor nisso e fiz scalping Lay/Back ao arsenal, nessa altura...foi pena n ter apanhado o golo.

Agora o comentário mais importante, essa semana até pode ter sido das melhores dele, mas não te esqueças que o importante é que as tuas análises te façam ganhar dinheiro mais vezes do que aquelas que te façam perder e ganhar mais (quando ganhas) do que aquilo que perdes (quando perdes). Ou por outras palavras: O importante é que a tua forma de pensar resulte a longo prazo. Podes melhorar a tua forma de pensar, analizando jogos passados, analizando estatísticas de anos anteriores, etc... ;)

Offline bancarrota

« Responder #93 em: Dezembro 20, 2010, 06:46 »
Acho que tens razão em algumas coisas que dizes mas (e agora posso estar errado pois não fui rever o diário do Paulo) ele não disse que apostou no braga mas sim contra o arsenal, o que é muito diferente. Depois das lesões as odds do Arsenal ainda estavam a rondar os 3, até acho que ainda estavam abaixo de 3. Eu também vi valor nisso e fiz scalping Lay/Back ao arsenal, nessa altura...foi pena n ter apanhado o golo.

Agora o comentário mais importante, essa semana até pode ter sido das melhores dele, mas não te esqueças que o importante é que as tuas análises te façam ganhar dinheiro mais vezes do que aquelas que te façam perder e ganhar mais (quando ganhas) do que aquilo que perdes (quando perdes). Ou por outras palavras: O importante é que a tua forma de pensar resulte a longo prazo. Podes melhorar a tua forma de pensar, analizando jogos passados, analizando estatísticas de anos anteriores, etc... ;)

Tens toda a razão, ele viu valor foi em ir contra o arsenal, e a rondar o 3, entendo. É completamente dfte de ir a favor do Braga.
De qql maneira não vou editar o post pq já mtos devem ter lido e depois dizem que apaguei e tal. Tá dito tá dito. Mas fica a correcção, obrigado!

Qto ao teu comentário restante, nem mais! É isso mesmo.

Offline GoldenBoy

• A sorte dá um trabalho do c******
« Responder #94 em: Dezembro 20, 2010, 09:38 »
Parei de lêr quando vi a palavra "Se". Toda a gente sabe que para se ter sucesso é preciso ter sorte e os "Se's" não têm valor rigorosamente nenhum.
No teu caso especifico bancarrota eu acho que tu estás a focar-te apenas nos casos específicos e não nas análises gerais.
Quando dizes que foi sorte o atlético Bilbau fazer o 2-1 em Madrid, vais-me desculpar, mas estás a ser um bocado ridículo. Viste o jogo? Baseias-te em quê para dizeres que foi sorte?
Se queres retirar algum valor daquilo que o Paulo faz por aqui, concentra-te nas letras que ele escreve e não nos numeros.
Eu não estou aqui para defender ninguém, mas onde tu vês uma sorte descomunal, eu vejo muito trabalho e claro alguma sorte também, mas numa proporção bem diferente da tua.

Cumps

Offline bancarrota

« Responder #95 em: Dezembro 20, 2010, 09:59 »
And so it begins...
Mesmo repetindo dezenas de vezes e com caps lock que a minha opinião em relação ao diário não tinha como objectivo por em questão o valor e qualidade do Paulo e que era apenas a minha opinião daqueles 7 dias específicos, não dá para fugir a este tipo de comentários:

Se queres retirar algum valor daquilo que o Paulo faz por aqui, concentra-te nas letras que ele escreve e não nos numeros.

« Última modificação: Dezembro 20, 2010, 10:01 por bancarrota »

Offline GoldenBoy

• A sorte dá um trabalho do c******
« Responder #96 em: Dezembro 20, 2010, 10:39 »
Não pretendo que me leves a mal nem que penses que estou contra ti. Se o quis parecer desculpa lá. Mas continuo a não concordar com algumas coisas que dizes, ou melhor, não concordo com parte da tua análise. Da mesma maneira que não concordo com muita coisa que se diz e se escreve por aí. Apenas acho e volto a frisar que No teu caso especifico bancarrota eu acho que tu estás a focar-te apenas nos resultados específicos e não nas análises gerais. Nada de pessoal.

And so it ends.
« Última modificação: Dezembro 20, 2010, 11:00 por GoldenBoy »

Offline Avenger

« Responder #97 em: Dezembro 20, 2010, 10:55 »
Boas

Vou deitar mais umas achas para a fogueira  :P :P :P

Bancarrota:Dizes que se baseia na sorte...que teve sorte nesta semana...talvez.
Mas não será a sorte a razão de tudo?
Repara:No jogo de ontem Real x Valência
Uns podem dizer que o Real teve sorte em ganhar o jogo porque no lance do Dimaria a bola ainda bate na perna do guarda-redes.Entrou teve sorte...o guarda-redes defende teve azar.
A sorte faz parte do jogo...a diferença se assim quiseres é que o Paulo pelo que dizes tem muita sorte e vive dessa sorte há uns bons anos(parece-me que será sorte a mais e  na minha opinião tendo a acreditar que existe saber no meio dessa tua dita sorte)
Quanto a mim não se trata de sorte(admito que também deve ter alguma) trata-se sim de estar no lado certo,na altura certa. E para isto acontecer tem de se ter muito conhecimento e experiência.
A experiência do Paulo permite-lhe descobrir brechas no jogo e no mercado que lhe permitem ganhar dinheiro.
E só a experiência lhe permite fazer isso.

Estou em querer que os prognósticos e o tal vídeo do Paulo são uma ínfima parte do trabalho que ele prepara para quando esta a fazer trading num jogo.Presumo que ele procura previamente uma solução para cada acontecimento(seja ele a favor ou contra o que ele prevê) e assim esta sempre preparado e com um tempo de resposta muito acima do trader normal.Só assim se percebe que perca 3 horas antes do jogo a elaborar as estratégias e planos.

Com isto tudo quero apenas dizer que qualquer lance de futebol depende de sorte e de azar...o que varia é o lado em que estas na altura.
Admito que também pensei como tu...mas repara que ninguém pode viver da sorte...a sorte e o azar fazem parte da vida todos têm sorte e todos têm azar.
E acredita se há alguém que se considera com azar esse alguém sou eu porque no trading acontece-me sempre tudo ao contrario.Ja fiz trading em tennis onde ja me aconteceu de tudo:
-Desde o favorito estar a ganhar o 1º set por 6-1 a a odd a seu favor estar a 1.04 e eu penso-"bem dá pouco mas é certo" e meto lá 40€ (parece pouco mas para mim é muito).O favorito começa a servir , o adversário devolve a bola e o favorito escorrega e torce o tornozelo. A odd dispara logo para valores altíssimos e acaba por desistir...40€ para o ar!!!!
-No futebol  num jogo de Italia encontra-se aos 74 min em 0-0( estava tão pastoso que até dava sono...a bola não saia do meio campo) e resolvo fazer um lay a 2 golos ou mais a uma odd de 11 com   10€ uma responsabilidade de 110 € aproximadamente.No min 84 dá-se o 1º golo...e depois no min 84 outro golo da mesma equipa!!!! 2 golos no mesmo min!!! o mercado nem chegou a abrir.
Resultado 110€ para o ar.
Isto são apenas 2 exemplos tenho muito mais.
Estou em querer que nestas situações nem o Paulo terá solução e acaba por perder...sim ele também perde.

Agora também acho que isto não acontece sempre e que com experiência se aprende a escolher bem os jogos , evitar muitos erros e a rentabilizar apostas.

Se reparares num dos nosso moderadores o Rafael Garcia também ele tem uma boa intuição ou sorte se assim lhe quiseres chamar pois parece sempre entrar ou sair na hora certa.Eu apenas tento acreditar que isso se deve há experiência adquirida.
Se depende-se da sorte jogava nos casinos ou no euromilhoes e ganhava sempre.

Offline bancarrota

« Responder #98 em: Dezembro 20, 2010, 11:15 »
Boas

Vou deitar mais umas achas para a fogueira  :P :P :P

Bancarrota:Dizes que se baseia na sorte...que teve sorte nesta semana...talvez.
Mas não será a sorte a razão de tudo?
Repara:No jogo de ontem Real x Valência
Uns podem dizer que o Real teve sorte em ganhar o jogo porque no lance do Dimaria a bola ainda bate na perna do guarda-redes.Entrou teve sorte...o guarda-redes defende teve azar.
A sorte faz parte do jogo...a diferença se assim quiseres é que o Paulo pelo que dizes tem muita sorte e vive dessa sorte há uns bons anos(parece-me que será sorte a mais e  na minha opinião tendo a acreditar que existe saber no meio dessa tua dita sorte)
Quanto a mim não se trata de sorte(admito que também deve ter alguma) trata-se sim de estar no lado certo,na altura certa. E para isto acontecer tem de se ter muito conhecimento e experiência.
A experiência do Paulo permite-lhe descobrir brechas no jogo e no mercado que lhe permitem ganhar dinheiro.
E só a experiência lhe permite fazer isso.

Estou em querer que os prognósticos e o tal vídeo do Paulo são uma ínfima parte do trabalho que ele prepara para quando esta a fazer trading num jogo.Presumo que ele procura previamente uma solução para cada acontecimento(seja ele a favor ou contra o que ele prevê) e assim esta sempre preparado e com um tempo de resposta muito acima do trader normal.Só assim se percebe que perca 3 horas antes do jogo a elaborar as estratégias e planos.

Com isto tudo quero apenas dizer que qualquer lance de futebol depende de sorte e de azar...o que varia é o lado em que estas na altura.
Admito que também pensei como tu...mas repara que ninguém pode viver da sorte...a sorte e o azar fazem parte da vida todos têm sorte e todos têm azar.
E acredita se há alguém que se considera com azar esse alguém sou eu porque no trading acontece-me sempre tudo ao contrario.Ja fiz trading em tennis onde ja me aconteceu de tudo:
-Desde o favorito estar a ganhar o 1º set por 6-1 a a odd a seu favor estar a 1.04 e eu penso-"bem dá pouco mas é certo" e meto lá 40€ (parece pouco mas para mim é muito).O favorito começa a servir , o adversário devolve a bola e o favorito escorrega e torce o tornozelo. A odd dispara logo para valores altíssimos e acaba por desistir...40€ para o ar!!!!
-No futebol  num jogo de Italia encontra-se aos 74 min em 0-0( estava tão pastoso que até dava sono...a bola não saia do meio campo) e resolvo fazer um lay a 2 golos ou mais a uma odd de 11 com   10€ uma responsabilidade de 110 € aproximadamente.No min 84 dá-se o 1º golo...e depois no min 84 outro golo da mesma equipa!!!! 2 golos no mesmo min!!! o mercado nem chegou a abrir.
Resultado 110€ para o ar.
Isto são apenas 2 exemplos tenho muito mais.
Estou em querer que nestas situações nem o Paulo terá solução e acaba por perder...sim ele também perde.

Agora também acho que isto não acontece sempre e que com experiência se aprende a escolher bem os jogos , evitar muitos erros e a rentabilizar apostas.

Se reparares num dos nosso moderadores o Rafael Garcia também ele tem uma boa intuição ou sorte se assim lhe quiseres chamar pois parece sempre entrar ou sair na hora certa.Eu apenas tento acreditar que isso se deve há experiência adquirida.
Se depende-se da sorte jogava nos casinos ou no euromilhoes e ganhava sempre.

Real-Sevilha.
E tens razão em tudo o que dizes, mas eu opinei sobre AQUELA SEMANA ESPECÍFICA. Naquela semana específica as coisas correram SEMPRE de feição.
O mais normal e no longo prazo é que os acertos se equiparem aos erros, no caso do Paulo com uma maior predominância nos acertos devido a encontrar valor nos mercados, e com erros em que sabe mto bem o que fazer e minimiza-os o mais possível. O que lhe garante, no longo prazo, muito muito dinheiro.
Mas NESSA SEMANA do diário ele acertou TUDO. E não sendo mágico, por mais valor que tenha encontrado nos mercados, ter acertado tudo inclusive jackpots eu considero SORTE, olhando para o GLOBAL da semana.
É a ÚNICA coisa que eu estou a dizer.

Cometes um erro ao sugerir que eu digo que o Paulo vive da sorte, eu não disse isso, eu fartei-me de focar isso no post xiça!
Eu só me refiro ao global dessa semana, em que para além de toda a qualidade dele e entradas de valor dele, ele ainda teve o acréscimo de ter a SORTE de sair tudo perfeito.

Se quiserem eu ponho a questão da seguinte maneira. Nesta específica semana, dos 59 mil euros de profit eu atribuo 20 mil à qualidade do Paulo nas suas entradas de valor, e 39 mil à sorte, pronto.
Aqueles jackpots deram mtooo dinheiro, é simplesmente isso que eu quero dizer.
E agora, vcs acham que eu quero diminuir o valor de uma pessoa que ganhe 20 mil euros por semana NO LONGO PRAZO ?(sem sorte nem azar, já que no longo prazo isso dissolve-se).

Numa semana normal o Paulo pode fazer 20 mil (exemplo apenas)
Numa semana de mto azar pode fazer 5 mil negativos (exemplo apenas)
Numa semana de mta sorte pode fazer 59 mil (exemplo apenas)

No longo prazo o azar e a sorte não existem. Os seus conceitos diluem-se no tempo. E o Paulo continua a ganhar milhares e milhares de média.
Por isso, será que durante uma amostra tão pequena como 7 dias, o conceito de sorte não se pode usar?? Neste caso?? É só isso que eu digo.

EU SÓ DEI A MINHA OPINIÃO EM RELAÇÃO A ESTA SEMANA, NÃO ME BATAM MAIS POR FAVOR. EU NÃO ESTOU A  DIZER MAL DELE, PELO AMOR DA SANTA. EU ADMIRO E GOSTO DO HOMEM. De uma maneira mto máscula, atenção! lol
« Última modificação: Dezembro 20, 2010, 11:31 por bancarrota »

Offline Mr Royko

« Responder #99 em: Dezembro 20, 2010, 14:42 »

EU SÓ DEI A MINHA OPINIÃO EM RELAÇÃO A ESTA SEMANA, NÃO ME BATAM MAIS POR FAVOR. EU NÃO ESTOU A  DIZER MAL DELE, PELO AMOR DA SANTA. EU ADMIRO E GOSTO DO HOMEM. De uma maneira mto máscula, atenção! lol

eh eh eh. Este gajo é demais... Bancarrota, meus senhores.  (palminhas)

Vejamos: O Paulo perdeu uma quantia de dinheiro pq no último lance do Benfica - Lyon ele viu valor em ir a 1.01 para não haverem mais golos. Mas houve 1 golo e ele perdeu. Ora, o Paulo não faz apostas sem valor na sua óptica. Se ele fez essa escolha é pq viu valor.
Depois no Jogo de Portugal-Espanha o Paulo viu valor em ir ao contrário, em ir no golo no último lance do jogo.
Ou seja, na minha opinião, o Paulo não cometeu erro nenhum no 1º jogo, nem foi isso que o fez ganhar no 2º jogo. Ele diz que "aprendeu com o erro e analisou e depois em vez de perder dinheiro vai ganhar caso a situação se repita". Mas isto para mim é completamente errado.

Pronto, neste caso a minha opinião é a de que o Paulo não cometeu nenhum erro no Benfica-Lyon nem corrigiu esse erro no Portugal-Espanha. Simplesmente pq ele só entra no mercado qdo vê valor, e se entrou nessas 2 vezes, fez o que tinha a fazer. Perdeu uma e ganhou outra, ponto final. Não aprendeu nada!

Creio que é claro para toda a gente que no último lance do Benfica-Lyon o Paulo se equivocou. Como dizes,  back a 1.01 com um livre contra dificilmente, atrevo-me mesmo a dizer nunca,  é uma aposta de valor. Isso era o equivalente a dizer que em 100 livres daqueles só um é que entrava. Ao nível profissional as probabilidades de um livre daqueles entrar são superiores a 99% (até pq paragens cerebrais como aquela do Roberto não são assim tão raras quanto isso).

Resumindo, era um jogo que estava decidido e estávamos no último lance do encontro. Eu apostei que não iria haver mais golos mas os jogadores do Lyon estavam com um grande ânimo para marcar mais um e efectivamente conseguiram. Foi um erro da minha parte.

Eu estava no estádio da luz nesse dia e reparei que apesar do Benfica estar a vencer por 4-0 o Lyon nunca deixou de ser profissional e manteve níveis de competitividade elevados. O Paulo reconhece no diário dele que a decisão de fazer back a 1.01 não foi correcta em grande parte devido à atitude dos jogadores do Lyon e, acrescento eu, à tremideira que os do Benfica estavam a sentir graças a algumas manifestações de desagrado do exigente público benfiquista depois do 4-2.

Mas seguindo a tua lógica de que o golo de Portugal - Espanha foi um momento de sorte para o Paulo então era no mínimo justo dizeres que o golo do Lyon no último lance do jogo contra o Benfica foi um lance de azar. E ambos sabemos que isso não é verdade e a que a sorte tem pouco a ver com isto... A sorte (ou a azar) a que te referes apenas pode ser medida para esta semana em particular e não para o resultado das decisões a longo prazo. Assim sendo, o que aconteceu é muito mais prosaico que isso: no 1º caso a decisão não foi boa e no 2º caso foi muito boa pois, mais uma vez, aquele lance do Pepe dá golo mais do que 99% das vezes ( apesar de que só poderia ter feito uma decisão daquelas quem estava a ver o jogo com um delay praticamente nulo e com um dedo muito rápido no gatilho. Penso que seria o caso do Paulo...).

O único golpe de sorte foi ter havido rapidamente um Portugal-Espanha com as características certas para utilizar os ensinamentos do erro anterior. Portugal estava com "ganas" de apagar a má imagem recente e a Espanha é nesta altura um conjunto de jogadores relaxados, após as emoções fortes do mundial, e que não têm motivação para amigáveis (prova disso é o empate com o México e as goleadas sofridas na Argentina e Portugal) . Isso foi patente até ao último minuto do jogo na Luz e o Paulo apenas tirou proveito disso.

Em suma, não concordo contigo quando dizes que ele não aprendeu nada de um jogo para o outro. No mínimo aprendeu a reconhecer o estado de motivação (= a empenho) de uma equipa e acrescentar esse factor no processo de tomada de decisão.

Posso acrescentar que é bom que o bancarrota esteja aqui a fazer o contraditório, a unanimidade não contribui de forma nenhuma para o crescimento de todos.

Expresso também a minha total concordância com este post do rmachadoptr no tópico do jogo Espanyol - Barcelona. Acho que levantas questões muito interessantes que enriquecem o conteúdo do fórum. Há sempre o risco deste espaço se tornar um pouco unidireccional (utilizadores ----> Paulo) e as tuas opiniões têm elevado o nível da discussão e contribuído fortemente para reduzir esse risco.

Cumprimentos

Offline Mr Royko

« Responder #100 em: Dezembro 20, 2010, 15:00 »

Isso era o equivalente a dizer que em 100 livres daqueles só um é que entrava. Ao nível profissional as probabilidades de um livre daqueles entrar são superiores a 99% (até pq paragens cerebrais como aquela do Roberto não são assim tão raras quanto isso).

Assim sendo, o que aconteceu é muito mais prosaico que isso: no 1º caso a decisão não foi boa e no 2º caso foi muito boa pois, mais uma vez, aquele lance do Pepe dá golo mais do que 99% das vezes

Só uma correcção: em ambos os casos, onde disse 99% obviamente queria dizer 1%.

Saludos

Offline Paulo Rebelo

« Responder #101 em: Dezembro 20, 2010, 19:37 »
Caro João (Bancarrota):

Eu digo no diário para não atribuírem o azar aos vossos erros. Por maioria de razão, não devem atribuir à sorte os vossos ganhos.

Aquilo que devem fazer é analisar as estratégias seguidas e perceber qual o valor esperado das mesmas.
Assim sendo, interpreto as tuas palavras como querendo tu dizer que o valor das minhas estratégias era menor do que na realidade realmente foi, e até quantificaste atribuindo o valor de 20.000€ à minha estratégia nestes 5 jogos.

Eu entendo o teu ponto vista, de acordo com os dados que tens disponíveis, no entanto discordo de ti em relação à conclusão a que chegaste. No meu ponto de vista, as estratégias seguidas são de um valor esperado maior do que os resultados que alcancei.

Passo-te a explicar porquê:
De uma forma geral, terás que ter em conta que durante os jogos dou mais de mil ordens. Obviamente, não as poderei descrevê-las a todas aqui. No diário, estão apenas aquelas que tiveram influência determinante no resultado final do trade. Ou seja, embora durante os jogos estas tenham sido análises de valor que efectivamente se traduziram em lucro, aconteceram muitas outras (algumas mencionei no diário, outras não) que, embora sendo de valor, não geraram qualquer lucro.
Como tal, não é justo dizer que tive “sorte” com estas apostas e simplesmente ignorar todas as outras que fiz e que não me trouxeram lucro e que, utilizando esta terminologia tive “azar”.

Vou utilizar exemplos práticos dos jogos para que verifiques por ti mesmo:

No jogo de Portugal apenas coloquei essa jogada porque foi aquela que me fez aprender com o erro cometido (e sobre isto já está debatido até num tópico à parte).
Não escrevi por exemplo, que caso o primeiro golo tivesse sido 1 min mais cedo teria ganho mais no mercado das probabilidades do que no over 3,5. Assim, quando Portugal marcou o golo já tinha começado a reduzir a minha posição a favor de Portugal pelo que o lucro foi bastante menor. Tive “azar” de o golo não ter acontecido 1 min antes…

No jogo do Real Madrid, o valor esperado da leitura que fiz é maior (muito maior) do que o resultado final do jogo sugere. Para quem viu o jogo, concordará que o resultado na primeira parte foi injusto. Eu tinha muito dinheiro contra o Real Madrid e caso o fosse golo do Bilbau antes do 2-0 teria ganho muito mais do que ganhei com o golo quando estava 2-0, e havia uma probabilidade alta de acontecer e o Bilbau teve oportunidades para isso. No entanto, utilizando as tuas palavras, tive “azar”, e sofri dois golos quando o jogo estava claramente equilibrado.
Adicionalmente, conforme escrevi naquele jogo, tive 5 minutos depois do primeiro golo do Bilbau onde tinha mais de 50.000€ contra o Real Madrid que seriam transformados acima dos 30.000€ de lucro em todas as selecções caso houvesse um golo do Bilbau até ao intervalo, com o Bilbao, claramente por cima no jogo. Tive “azar”, apesar de ser provável um golo naquela altura… não aconteceu e fui para o intervalo a ganhar apenas cerca de 2.000€

No jogo do Sevilha, o valor esperado daquela análise é muito maior do que os 7.000€ alcançados. Conforme está escrito no diário, tinha uma posição gigantesca contra o Sevilla e durante 30min tive “o azar” de o Mallorca não marcar sendo que o Sevilha apenas fez o primeiro remate à meia hora. Apenas marcou quando o Sevilla estava melhor no jogo e eu já tinha fechado a minha posição contra o Sevilla. Caso o Mallorca tivesse marcado numa das muitas hipóteses que teve, teria ganho (muito) mais do que os 5000€ que ganhei no lance final e que atribuíste à “sorte”.

O único jogo em que, segundo a minha opinião, o valor esperado é menor do que alcançado foi o jogo do Getafe, isto porque foi um jogo com muito pouca liquidez e porque saí beneficiado pelo facto de o mercado da Betfair ter sido suspenso durante 20min e ter reaberto já depois da expulsão ao jogador do Zaragoza o que fez subir o meu ganho e que, de outra forma, não teria beneficiado com a expulsão pois não a previa.

No jogo do Braga, conforme podes verificar no diário, cheguei ao intervalo a perder dinheiro. Isto porque tentei aproveitar momentos das equipas (em que estavam por cima no jogo). Só que tive “azar” e nos momentos em que estava a favor das equipas não houve golos e fez-me perder dinheiro. Obviamente, não mencionei no diário nenhuma dessas posições pois não foram relevantes para o desfecho do jogo.

Resumindo, entendo o teu ponto de vista, pressupondo que as apostas que fiz foram as únicas ao longo de todo o jogo. No entanto, conforme te expliquei, durante o jogo estou constantemente a abrir e fechar posições que resulta impossível colocá-las a todas. Não podes, na minha opinião concluir que “é sorte” pois, se tivermos em conta as 1.000 ordens que dou durante um jogo, resulta numa amostra bastante significativa para poderes atribuir à sorte os resultados. Eu traduziria a tua pergunta “ Não pode ter tido sorte nesta semana?” por “Não pode ter tido sorte em 5.000 ordens?” e assim já resulta fácil a resposta.

Offline Paulo Rebelo

« Responder #102 em: Dezembro 20, 2010, 19:38 »
Respondendo em concreto a alguns dos teus argumentos:
Em relação ao jogo de Portugal não concordo com o teu ponto de vista. Está debatido num tópico próprio, tens lá a minha posição, e não irei repetir-me aqui.

Não estando a pôr em causa a veracidade da questão, admito que acho mto, mas mesmo mto difícil ficar no verde com 2 golos CONTRA a nossa posição no mercado.

Surpreende-me estas palavras de alguém experiente como tu.
Se fazes trading com 10€, ganhando 25 cêntimos de cada vez que fazes Back Lay, e fazes isto 20 vezes ganhas 5€. Se sofreres um golo e perderes 4€, ficas ainda assim com lucro.

Depois temos o Getafe-Zaragoza. O Paulo entrou em lay ao Getafe e apesar de a odd descer ele manteve-se convicto e pôs ainda mais contra e o Zaragoza marca. Na 2ª parte o Paulo põe-se contra o Zaragoza e o Getafe marca. Não é que seja sorte, ele tava do lado que achava que tinha valor. Mas caraças, acerta quase todas, lol.

É um facto, não?
Não entendo o lol da tua frase.

Todas as outras questões que foste levantando, estão respondidas por outros utilizadores ou por mim na mensagem anterior.

Abraço

Offline Mr Royko

« Responder #103 em: Dezembro 20, 2010, 20:08 »
Paulo, gracias por mais uma explicação na mouche.   namuche

Eu traduziria a tua pergunta “ Não pode ter tido sorte nesta semana?” por “Não pode ter tido sorte em 5.000 ordens?” e assim já resulta fácil a resposta.

A forma como terminaste a tua intervenção é muito elucidativa. Tal como o Bancarrota, também eu achava que naquela semana em particular pudesses ter tido alguma sorte; essa frase esclareceu-me as dúvidas.
Se considerarmos que a média (ou a grande maioria) das tuas posições ao longo de um jogo é EV+ então é praticamente impossível que os "verdes" não apareçam no final de um jogo. 5000 Mil ordens por jogo é uma amostra mais do que suficiente para eliminar quase por completo a variância.

« Última modificação: Dezembro 20, 2010, 23:10 por Mr Royko »

Offline bancarrota

« Responder #104 em: Dezembro 20, 2010, 21:49 »
Eu entendo o teu ponto vista, de acordo com os dados que tens disponíveis, no entanto discordo de ti em relação à conclusão a que chegaste. No meu ponto de vista, as estratégias seguidas são de um valor esperado maior do que os resultados que alcancei.

Olá Paulo, obrigado pela resposta.
Não concordo com essa última frase, mas mais À frente explico pq.

Passo-te a explicar porquê:
De uma forma geral, terás que ter em conta que durante os jogos dou mais de mil ordens. Obviamente, não as poderei descrevê-las a todas aqui. No diário, estão apenas aquelas que tiveram influência determinante no resultado final do trade. Ou seja, embora durante os jogos estas tenham sido análises de valor que efectivamente se traduziram em lucro, aconteceram muitas outras (algumas mencionei no diário, outras não) que, embora sendo de valor, não geraram qualquer lucro.
Como tal, não é justo dizer que tive “sorte” com estas apostas e simplesmente ignorar todas as outras que fiz e que não me trouxeram lucro e que, utilizando esta terminologia tive “azar”.

Entendo perfeitamente o que tás a dizer, e dou-te razão até certo ponto. Mas mais à frente vou explicar pq continuo a achar que tiveste um pouco de sorte essa semana.

Vou utilizar exemplos práticos dos jogos para que verifiques por ti mesmo:

No jogo de Portugal apenas coloquei essa jogada porque foi aquela que me fez aprender com o erro cometido (e sobre isto já está debatido até num tópico à parte).
Não escrevi por exemplo, que caso o primeiro golo tivesse sido 1 min mais cedo teria ganho mais no mercado das probabilidades do que no over 3,5. Assim, quando Portugal marcou o golo já tinha começado a reduzir a minha posição a favor de Portugal pelo que o lucro foi bastante menor. Tive “azar” de o golo não ter acontecido 1 min antes…

Mas o que tu chamas "azar" aqui não se pode de qql forma comparar a um jackpot de um golo segundos depois de apostar nele.
Repara, tu estavas do lado de Portugal, imaginando que estavas lá com valor, imagina que tinhas 40% de hipótese de Portugal marcar, 30% de hipótese da Espanha marcar, e 30% de hipótese de não haver golos.
Tu dizes que, seguindo a minha lógica, foi azar Portugal não ter marcado 1º. Mas eu posso dizer que foi "sorte a Espanha não ter marcado 1º, oras.
É claro que como estavas no mercado com valor, o "azar" só tinha 30% de hipóteses de acontecer enqto que a "sorte" tinha 40%. A longo prazo irias ter mais sorte que azar (diluindo os seus conceitos). Mas neste caso concreto não podes chamar "azar" a Portugal não ter marcado 1 min mais cedo, pq a Espanha tb poderia ter marcado, certo?
Já nos exemplos de jackpot que eu dei, a história muda completamente.
Apostar em golos nos últimos segundos de jogo é infinitamente mais sorte que azar, e não apenas numa proporção de 40% de sorte para 30% de azar como no jogo de Portugal.
Penso que mesmo apostando com valor, a chance de portugal marcar mais 1 golo no último lance do jogo, podendo estar desvalorizada a 1.01, se o mercado fosse perfeito tv a odd justa seria 1.05 ou algo assim. Ora, isso dá 5% de sorte, para 95% de azar. E o teu valor estava que compraste algo que te custou 1%, para um resultado a longo prazo de 5%. Mas NAQUELE momento continuavas a ter 95% de hipótese de não haver golo, mesmo tendo entrado com valor.
Por isso não compares o que eu chamei de sorte àquilo a que estás a chamar de azar, nem por sombras.
(Estas percentagens são apenas exemplos/aproximações de qual poderia mais ou menos ser o teu grau de valor no mercado. E as palavras sorte a azar são apenas o facto de o golo ir a nosso favor ou contra naquele dado cenário, ok? Pq sabemos bem que sorte e azar não existem no longo prazo).

No jogo do Real Madrid, o valor esperado da leitura que fiz é maior (muito maior) do que o resultado final do jogo sugere. Para quem viu o jogo, concordará que o resultado na primeira parte foi injusto. Eu tinha muito dinheiro contra o Real Madrid e caso o fosse golo do Bilbau antes do 2-0 teria ganho muito mais do que ganhei com o golo quando estava 2-0, e havia uma probabilidade alta de acontecer e o Bilbau teve oportunidades para isso. No entanto, utilizando as tuas palavras, tive “azar”, e sofri dois golos quando o jogo estava claramente equilibrado.
Adicionalmente, conforme escrevi naquele jogo, tive 5 minutos depois do primeiro golo do Bilbau onde tinha mais de 50.000€ contra o Real Madrid que seriam transformados acima dos 30.000€ de lucro em todas as selecções caso houvesse um golo do Bilbau até ao intervalo, com o Bilbao, claramente por cima no jogo. Tive “azar”, apesar de ser provável um golo naquela altura… não aconteceu e fui para o intervalo a ganhar apenas cerca de 2.000€

Aqui tens razão, não tiveste sorte neste jogo, retiro o que disse. Mas tb não acho que tivesses azar. Pq assim como dizes que tiveste azar de o bilbao nao fazer o 2-2 qdo tavas no lado deles, eu tb te digo que tiveste sorte de o real fazer o 3-1 qdo tavas do lado do real a 1.09.
Será que tinhas mais valor em estar contra o real no 2-1 antes do intervalo do que estar a favor do real a 2-1 depois do intervalo? Provavelmente tinhas. Na maioria das vezes tens. Mas a dfça entre a sorte que poderias ter e o azar que poderias ter não é nem de perto nem de longe proporcional à sorte de ir em 1 golo no último lance de um jogo. E isso aconteceu 2 vezes nesses 5 jogos.

No jogo do Sevilha, o valor esperado daquela análise é muito maior do que os 7.000€ alcançados. Conforme está escrito no diário, tinha uma posição gigantesca contra o Sevilla e durante 30min tive “o azar” de o Mallorca não marcar sendo que o Sevilha apenas fez o primeiro remate à meia hora. Apenas marcou quando o Sevilla estava melhor no jogo e eu já tinha fechado a minha posição contra o Sevilla. Caso o Mallorca tivesse marcado numa das muitas hipóteses que teve, teria ganho (muito) mais do que os 5000€ que ganhei no lance final e que atribuíste à “sorte”.

Novamente tenho de discordar completamente!
Dizes que tiveste azar de o Mallorca não ter marcado enqto estavas contra o Sevilha. Mas a outra hipótese era o Sevilha ter marcado tb, ou não? Mesmo tendo mais chances de o Mallorca ter marcado nesse período, havia sempre a hipótese de o Sevilha marcar.
E tu queres comparar o "azar" de o Mallorca não ter marcado mesmo qdo a outra equipa tb poderia ter marcado, com a "sorte" de apostar que vai haver mais um golo aos 89m e a aposta cair?? Pelo amor de Deus!
A longo prazo o Mallorca teria marcado 1º em casa do Sevilha umas 60% das vezes, já que estavas lá com valor e eles tinham mais probabilidades de marcar 1º, mas o Sevilha tb tinha 30% de hipóteses, oras. Mesmo estando a jogar pior. Claramente tinhas valor em estar contra o Sevilha nesse jogo, mas não compares o "azar" de o Mallorca ter marcado 1º (tv uns 60% de hipótese, e tou a ser generoso) com a "sorte" de acertar num golo depois dos 89min do jogo (claramente com menos hipóteses de acontecer do que o Sevilha ter marcado 1º nesse jogo).

No jogo do Braga, conforme podes verificar no diário, cheguei ao intervalo a perder dinheiro. Isto porque tentei aproveitar momentos das equipas (em que estavam por cima no jogo). Só que tive “azar” e nos momentos em que estava a favor das equipas não houve golos e fez-me perder dinheiro. Obviamente, não mencionei no diário nenhuma dessas posições pois não foram relevantes para o desfecho do jogo.

Aqui já escrevi em outro post que pensei que tinhas ido no braga qdo o que aconteceu é que foste contra o arsenal.
Foi uma aposta de valor que caiu. E retiro este jogo do rol de jogos onde considerei teres tido sorte.

Resumindo, entendo o teu ponto de vista, pressupondo que as apostas que fiz foram as únicas ao longo de todo o jogo. No entanto, conforme te expliquei, durante o jogo estou constantemente a abrir e fechar posições que resulta impossível colocá-las a todas. Não podes, na minha opinião concluir que “é sorte” pois, se tivermos em conta as 1.000 ordens que dou durante um jogo, resulta numa amostra bastante significativa para poderes atribuir à sorte os resultados. Eu traduziria a tua pergunta “ Não pode ter tido sorte nesta semana?” por “Não pode ter tido sorte em 5.000 ordens?” e assim já resulta fácil a resposta.

Tens toda a razão, eu falo do que mostraste e dos resultados que resultaram das escolhas que MOSTRASTE que fizeste. Qto ao que não mostraste não posso opinar, obviamente.
De qql maneira, para os casos acima citados, a minha opinião mantém-se. E devidamente justificada.

E tens razão, em 5000 ordens a sorte não existe. Já considero isso longo prazo.
Perante o que vi, continuo a considerar que essa semana teve bastante sorte, mesmo aceitando mtos dos teus argumentos nesta resposta. Mas concordando com a tua afirmação que em 5000 ordens o conceito de sorte dilui-se, encontro-me num paradoxo. Só mesmo se estivesse ao teu lado nessa semana do diário a ver-te trabalhar nesses jogos é que poderia ter uma opinião 100% fundamentada.

Fica 1 pergunta Paulo:
Dizes que do teu ponto de vista, as estratégias seguidas nesses 5 jogos são de um valor esperado maior do que os resultados que alcançaste. Então deduzo que em semanas em que trabalhes mais ou menos no mesmo número de jogos, a tua média de profit supere os 60 mil € semana?
Não sei se estarás disposto a responder a isto, mas não creio que ofenda perguntar. Se no final do ano de 2010 tivesses somado todos os jogos em que trabalhaste, podes-me dizer qual a média de profit por jogo no longo prazo de 1 ano?
A minha pergunta não é pa saber qtos milhares de euros fazes num ano, apesar de na hipótese de responderes eu iria ficar a saber, claro. Já todos fazemos ideia dos montantes que ganhas.
Mas a minha pergunta é mais na curiosidade de estudar o teu nível de eficácia a longo prazo.
Tendo já uma ideia dos montantes que transaccionas por jogo, seria mto satisfatório para mim ter uma resposta tua.

Muito obrigado pela troca de impressões,
Abraço