O Paulo sugeriu-me que eu pusesse aqui a minha ideia/opinião/crítica (como lhe queiram chamar) em relação a este diário de 7 dias.
Parece que ganhei má fama aqui por fazer uma piada com o prognóstico do Paulo no Barça que depois tomou proporções ridículas.
Aviso desde já que a minha opinião não tem o sentido de atacar o Paulo, e que vou ter o cuidado de tentar escolher a melhor maneira de dar a minha opinião sem me caírem em cima, tentando não ferir susceptibilidades. Mas sou crítico em relação a mtos detalhes. Espero que aceitem a minha opinião, especialmente o Paulo.
Tb quero dizer que NADA do que eu vou dizer tem o intuito de diminuir a qualidade dele nem me armar em bom, de querer fazer parecer que sou um "ganda" trader tipo Paulo Rebelo. Isso não tem rigorosamente nada a ver com a minha opinião.
Pois bem, e como isto vai ser bem comprido, vou começar:
Depois de ler muito bem todos os 7 dias do diário do Paulo, chego à conclusão de que ele, independentemente de ser um GRANDE punter/trader, teve MUITA sorte! Mas muita mesmo.
Não ponho em causa os resultados com os 59 mil euros de profit, mas acho que o diário calhou numa das melhores semanas do Paulo de sempre. Digo isto pq para mim, e como já disse, a sorte bafejou completamente os resultados do diário, e tendo em conta a lei das probabilidades, não creio que todas as semanas ele tenha tamanha sorte.
QUERO FRISAR QUE ISTO NÃO É ESTAR A DIZER QUE O PAULO É UM VACOSO E MAIS NADA. ELE É UM GRANDE TRADER E GANHA MILHARES POR SEMANA, MAS NESTA SEMANA TEVE SORTE. MINHA OPINIÃO.
(A partir daqui tomo a liberdade de não estar constantemente a frisar que isto é apenas a minha opinião e que não tem o sentido de atacar o Paulo nem diminuir a qualidade dele. Peço que tenham isso em mente qdo vos apetecer mandar a minha cabeça contra a parede, lol).
Começando pelo 1º jogo:
O Paulo dá-nos esta lição: "Quando eu perco numa situação devido a um erro cometido não entro em pânico. Analiso a situação para que não cometa o mesmo erro duas vezes. Depois de salvaguardar que numa situação semelhante não irei perder dinheiro tento fazer com que consiga ganhar caso a situação se repita."
Ora, isto é correctíssimo. O que eu acho completamente ERRADO é o exemplo escolhido pelo Paulo para dar essa lição!
Vejamos: O Paulo perdeu uma quantia de dinheiro pq no último lance do Benfica - Lyon ele viu valor em ir a 1.01 para não haverem mais golos. Mas houve 1 golo e ele perdeu. Ora, o Paulo não faz apostas sem valor na sua óptica. Se ele fez essa escolha é pq viu valor.
Depois no Jogo de Portugal-Espanha o Paulo viu valor em ir ao contrário, em ir no golo no último lance do jogo.
Ou seja, na minha opinião, o Paulo não cometeu erro nenhum no 1º jogo, nem foi isso que o fez ganhar no 2º jogo. Ele diz que "aprendeu com o erro e analisou e depois em vez de perder dinheiro vai ganhar caso a situação se repita". Mas isto para mim é completamente errado. Meus amigos, se assim fosse, não seria tãooooo fácil ganhar dinheiro?
Se não tivesse parado o cérebro ao Roberto ele tinha ganho a 1ª aposta, e se o Pepe não lhe dá pa se armar em Rui Costa e fazer um passe daqueles, ele tinha perdido a 2ª.
O que é que o Paulo aprendeu então?? Qual foi o erro?? O que é que ele corrigiu no 2º jogo?? Que raramente um back a 1.01 tem valor e que ás vezes um lay a 1.01 tem? Mas o Paulo sendo quem é só descobriu isso com esses 2 jogos? Eu pessoalmente nem acredito como é que um trader como ele viu valor em pôr milhares de euros a 1.01 com um livre por ser marcado ainda no jogo, mas aí já estamos a discutir o que é valor para uma pessoa e não é para outra, e é mto subjectivo. Se todos vissemos valor no mesmo, simplesmente não existiria betfair.
Pronto, neste caso a minha opinião é a de que o Paulo não cometeu nenhum erro no Benfica-Lyon nem corrigiu esse erro no Portugal-Espanha. Simplesmente pq ele só entra no mercado qdo vê valor, e se entrou nessas 2 vezes, fez o que tinha a fazer. Perdeu uma e ganhou outra, ponto final. Não aprendeu nada!
No jogo do Real - Bilbao o Paulo faz o que é habitual nele, que é ser astuto e ver onde está o valor. Foi em lay ao Real pq achou que a odd estava baixa demais. Certíssimo. O Real marca e o Paulo ficou a perder dinheiro. Mas continuou a ver valor em ir contra o Real. Certíssimo. Mas o Real marca novamente. E aqui o Paulo diz que ficou a perder menos do que estava a perder antes. E confesso que aqui perdi-me. Como é que ele ficou a perder menos se ele continuou a ir em lay ao Real? Provavelmente pq estaria a fazer scalping e no momento do 2º golo por sorte não teria posição aberta em lay ao Real. Se não fôr por isso, não sei como foi. Mas adiante. A parte da sorte neste jogo vem com o 2-1. Eu concordo com o valor do lay a 1.02 no Real aquando do 2-0. Mas sejamos realistas, não deixa de ser sorte o Atletico marcar.
Depois o Paulo diz que o valor passou para o lado do Real pq o Mourinho ao intervalo puxou-lhes as orelhas. Eu não concordo com esta parte, pq tal como o mourinho falou com os seus jogadores ao intervalo, o staff do atletico tb acentou a cabeça e vinha com a lição para a segunda parte. Mas lá está, isto do valor é subjectivo e não interessa para o caso. Mas acho que o Paulo tem mta sorte qdo vai em lay a 1.02 o atletico marca logo, e qdo ele decide que o 1.09 do real tem valor e poe mais de 50 mil euros a 1.09, o real marca logo.
Concluindo, este foi mais um jogo em que apesar de o paulo ser bom e normalmente ter a hedge do valor do lado dele devido à sua qualidade, teve sorte.
Depois temos o Sevilha-Mallorca. Mais uma entrada de valor do Paulo com a qual eu concordo plenamente. Uma nota para o profundo conhecimento do Paulo sobre o futebol espanhol, nomeadamente dos plantéis das equipas. A análise que ele faz ás equipas passa por quem joga e por conhecer realmente a qualidade dos jogadores e não apenas pelo "nome" das equipas. (amem)
O Paulo neste jogo teve 2 golos contra a sua posição no mercado. No entando, ele ficou sempre a ganhar dinheiro. Não estando a pôr em causa a veracidade da questão, admito que acho mto, mas mesmo mto difícil ficar no verde com 2 golos CONTRA a nossa posição no mercado. E ainda mais com os montantes astronómicos que o Paulo injecta nele! É que ele não tá a fazer scalping com 50€ de cada vez, que são correspondidos rapidamente. Ele tá com stakes de 2000, 3000, suponho. Uns atrás dos outros. Ou seja, mesmo com aqueles bons ticks que ele ganhou devido à odd se ajustar contra o Sevilha, para mim é um pouco um mistério como ele ficou em green com 2 golos contra.
Depois, e não questionando ou não se a entrada em lay ao empate ao minuto 89 tinha ou não valor, o que é um facto é que foi mta sorte passado 1 minuto ter aparecido o golo. Foi o Jackpot!! ehhe
Depois temos o Getafe-Zaragoza. O Paulo entrou em lay ao Getafe e apesar de a odd descer ele manteve-se convicto e pôs ainda mais contra e o Zaragoza marca. Na 2ª parte o Paulo põe-se contra o Zaragoza e o Getafe marca. Não é que seja sorte, ele tava do lado que achava que tinha valor. Mas caraças, acerta quase todas, lol.
Para finalizar temos o Braga-Arsenal, que é mais do mesmo. O Paulo refere que não vê oportunidades de trading nem de fazer nada, mas depois qdo o Fabregas se lesiona ele vai no Braga. E que depois qdo o Eboué tb se lesionou ele ainda foi mais forte no Braga. No minuto seguinte golo do Braga. Esta ainda me parece mais sorte que a do jogo anterior. Pq? Pq o Paulo nem refere se achou que a descida que a odd do Braga sofreu devido ás lesões dos 2 jogadores do Arsenal compensavam a entrada no mercado a favor do Braga. Parece que ele era o Tozé que curte a
Bwin e vê o Fabregas a lesionar-se e decide pôr guita no Braga sem sequer ver que a odd do Braga passou de 6 para 2 e que não tinha valor nenhum (Claro que não foi esse o caso, foi só um ex.)
Ou seja, mesmo admitindo que O Paulo viu valor no Braga depois das lesões, não se pode dizer que tenha tido azar em o Braga marcar no minuto seguinte, né?
CONCLUSÃO FINAL:
Repito, sem pôr em causa a grande qualidade do Paulo e a sua entrada com valor nos mercados, ele teve uma sorte desmesurada. Em todos os jogos teve 1 JACKPOT brutal, tirando o do Getafe, em que mesmo assim estava do lado "certo" sempre.
Eu gostaria de ter visto o Paulo a dizer ao pessoal que essa semana foi uma semana que nem sempre acontece. Não tou a dizer que ele não tenha semanas de ganhar mais, mas tou a dizer que essa semana do diário, ele teve muita SORTE. Aliado ao valor que ele tem, e ao valor das suas posições no mercado, ele teve SORTE até mais não!
Atenção que qdo eu chamo sorte aos acontecimentos destes jogos, não é a cada acontecimento em particular. Já que só há 2 opções, ou cai para o lado do Paulo ou cai ao contrário. E uma coisa que só tem 2 opções não pode ser considerado sorte de cair do lado bom para nós. Sorte é o euromilhões.
O que eu chamo sorte neste diário, é que TODAS caíram para o lado do Paulo (menos os golos no Getafe, mas ele ficou no verde, por mérito, claro).
Foram TODAS, 3 delas JACKPOTS.
Sem pôr em causa o paulo estar do lado do valor, reparem:
- JACKPOT no último lance do Portugal - Espanha
- JACKPOT no lay ao Real a 1.02.
- JACKPOT no lay am empate ao minuto 89 no Sevilha-Mallorca (depois de 2 golos contra em que o Paulo só continuou no verde devido à sua enorme qualidade e entrada de valor no início do jogo)
- Está sempre do lado dos golos no Getafe-Zaragosa (está lá com valor, é certo... mas não deixa de ser o "special one" caraças, caem todas, ehhe)
- Entrou (supostamente) com valor no Braga a 10 minutos do fim por causa da lesão do fabregas, e mais uma vez cada tiro cada melro, eheh.
O PAULO É ENORME, MAS UMA SEMANA DESTAS NÃO ACONTECE SEMPRE.
Ler mais