Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.
United States, the best promotions, bonuses and bookmakers available at:
Take these offers now!

Menores de idade apanhados a jogar no Placard

Menores de idade apanhados a jogar no Placard

Há menores de idade a apostar no Placard, o jogo de apostas desportivas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa disponível em cafés e papelarias de todo o país, inclusivamente junto a escolas.

O controlo do jogo é deficiente, e estão a ser divulgados casos de menores de idade e mediadores a ser identificados pela GNR após terem sido apanhados em flagrante.

por Academia   |   comentários 0
quinta, janeiro 21 2016

No Jornal de Notícias de 21 de Janeiro de 2016 lê-se no título princial da capa "Apostas de menores no jogo Placard fora de controlo".

Em dias de jogos grandes fazem fila nos mediadores da Santa Casa situados junto às escolas.

Há menores viciados no Placard, que jogam até o dinheiro para as refeições. A dependência é tão forte que, em dias de jogos grandes de futebol, os jovens estudantes fazem filas para apostar, em particular nos mediadores situados nas proximidades das escolas. Ao JN, a Santa Casa da Misericórdia (SCML) garante que "não tem conhecimento concreto dessa situação" e, caso venha a ter, "atuará nos termos da lei". É aos mediadores que cabe fazer cumprir as regras, ou seja, impedir que os menores joguem. Neste ou noutro jogo qualquer.

Em apenas quatro meses de vida, o Placard, novo jogo de apostas desportivas, conseguiu a proeza de cativar quase meio milhão de apostadores, entre os quais muitos menores, legalmente impedidos de jogar. Fenómeno que ninguém controla.

GNR identifica proprietário de papelaria de Alpiarça depois de denúncias de edicadores.

O Jornal Rede Regional já tinha publicado no seu site, dia 19 de Janeiro, notícia da GNR de Alpiarça ter apanhado menores a jogar no Placard.

O proprietário de um café e dois menores, de 15 e 16 anos, foram identificados pela GNR de Alpiarça após terem sido apanhados em flagrante com boletins registados no Placard, o novo jogo de apostas da Santa Casa.

Esta operação foi montada pela GNR de Alpiarça após várias denuncias de encarregados de educação e moradores acerca da aceitação de apostas a menores.

O proprietário do estabelecimento incorre num processo contraordenacional que vai desde a simples advertência escrita a uma coima de 25 mil euros, sendo uma das sanções acessórias a perda da licença de exploração dos Jogos Santa Casa.

O expediente legal relativo aos menores vai ser remetido à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Alpiarça.

Também o Diário de Notícias noticia hoje que "adolescentes chegam a usar dinheiro das refeições para apostar".

Os dois jovens identificados foram referenciados à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens; tinham registado um boletim no valor de dois euros, com ganhos de 28,90 euros.

De acordo com o JN, os menores usam o talão com o número de contribuinte dos pais ou de um colega maior de idade. Alguns chegam mesmo a registar-se com o próprio NIF, já que os terminais não detetam se o número pertence a um menor. Ao jornal, vários agentes dos jogos da Santa Casa relataram situações de verdadeira "loucura", mencionando casos em que os jovens vêm sozinhos dizendo que têm autorização dos pais ou que a mãe está à espera no carro.

No caso de as apostas dos menores serem premiadas, os mediadores nada podem fazer a não ser entregar o prémio: se a aposta foi registada, não é possível reter o talão vencedor.

Desde o lançamento, em setembro de 2015, o Placard registou mais de 65 milhões de euros em vendas brutas, indica o JN, precedido apenas pelo Euromilhões e pela Raspadinha, que está no topo das preferências dos apostadores.


Fontes: JNRede Regional e DN.

controlo, gnr, jornal de notícias, menores de idade, placard, rede regional

Comentários (145)
  1. betjmg 21 jan 2016 - 14:13
    punter-trader escreveu:
    Já espalhou bem... está em vários jornais....

    A santa casa têm cá uma lata, para se defenderem atacam o jogo ilegal online e o poker ,quando a culpa de o pessoal jogar ilegal na internet é toda do monopólio deles. É obvio que entre a porcaria do jogo deles e o ilegal o pessoal escolhe o ilegal

    ""Nós controlamos. Mas continua a haver domínios de jogo ilegal na internet, nomeadamente de apostas desportivas e poker, onde não existe qualquer controlo", critica." -Expreso

    A scml "assobia para o lado"... não vai verificar, manda as culpas para os mediadores, e quer é receber o dinheiro.

    Mesmo sabendo/desconfiando/havendo a possibilidade de menores jogarem, não verifica e faz de conta que não é com ela.

    Nas apostas online, há muito maior controle, via exigência de entrega de documentos, como já foi dito.

    Onde está a Anaon com um comunicado de imprensa, a aproveitar a deixa e a referir isto (do maior controle online)??

    É preciso contrariar essa afirmação posta no expresso.

    Mesmo que a anaon ache que a scml não está contra as apostas online (e muito haveria a dizer aqui, pois há muitas razões para suspeitar...), deveria aproveitar a deixa e sair com um comunicado a defender as apostas online, e "meter a bucha" pelo trading...

  1. Splendid 21 jan 2016 - 14:34
    A Santa casa são como os traficantes de droga, quem se lixa são os correio de droga e eles continuam a facturar milhões.
  1. ferrao2003 21 jan 2016 - 14:37
    betjmg escreveu:
    punter-trader escreveu:
    Já espalhou bem... está em vários jornais....

    A santa casa têm cá uma lata, para se defenderem atacam o jogo ilegal online e o poker ,quando a culpa de o pessoal jogar ilegal na internet é toda do monopólio deles. É obvio que entre a porcaria do jogo deles e o ilegal o pessoal escolhe o ilegal

    ""Nós controlamos. Mas continua a haver domínios de jogo ilegal na internet, nomeadamente de apostas desportivas e poker, onde não existe qualquer controlo", critica." -Expreso

    A scml "assobia para o lado"... não vai verificar, manda as culpas para os mediadores, e quer é receber o dinheiro.

    Mesmo sabendo/desconfiando/havendo a possibilidade de menores jogarem, não verifica e faz de conta que não é com ela.

    Nas apostas online, há muito maior controle, via exigência de entrega de documentos, como já foi dito.

    Onde está a Anaon com um comunicado de imprensa, a aproveitar a deixa e a referir isto (do maior controle online)??

    É preciso contrariar essa afirmação posta no expresso.

    Mesmo que a anaon ache que a scml não está contra as apostas online (e muito haveria a dizer aqui, pois há muitas razões para suspeitar...), deveria aproveitar a deixa e sair com um comunicado a defender as apostas online, e "meter a bucha" pelo trading...




    Também acho que neste caso especifico a Anaon deveria dizer/publicar algo. Mostrar uma posição nesta aberração!!!!
  1. Tiago Tomas 21 jan 2016 - 14:37
    No telejornal disseram que sabiam destes casos mas que nao podem fazer nada. A culpa dizem ser das papelarias que aceitam os jogos. Mas ja que é preciso colocar a merda do NIF da para saber a idade daquele sujeito. Embora de sempre para ir com outro NIF ja é uma ajuda, isto e todos os outros que sao proibidos de jogar que ninguem fala mas jogam na mesma.
  1. MarcoM81 21 jan 2016 - 14:40
    Boas pessoal

    Ja disse isto numa sessao de esclarecimentos da anaon mas fui contrariado pelo paulo rebelo...embora este nao tenha apresentado qualquer argumento valido

    Neste momento as casas de apostas nao teem interesse em operar em portugal derivado a carga fiscal elevada...ate a scml ja veio dizer que nao tem interesse no on line...eles tinham a plataforma montada era so por a funcionar...mas nao teem interesse nisso...

    O mercado portugues vale muito pouco para as grandes casas de apostas...ate pk a maior parte dos apostadores continua a apostar...como e obvio...

    Eu acredito na boa vontade da anaon mas tb acho que deviam ser sinceros e transparentes com os seus membros...
    A anaon sabe muita coisa do que se esta a passar mas nao passa a informacao...apenas cria a ilusao que esta tudo a andar ha mais de 6 meses...

    Fica apenas um desabafo e nao quero com isto diminuir o papel da anaon em todo o processo...mas a realidade e esta....desde julho de 2015 que nao e possivel apostar em Portugal e os riscos que corremos neste momento sao ainda maiores do que aqueles que existiam antes de entrar em vigor o diploma...para que uma associacao nacional de apostadores num pais em que nao existem apostas?

    E apenas a minha opiniao...
    Abarco a todos


  1. cavaleiro 21 jan 2016 - 14:45
    MarcoM81 escreveu:

    Fica apenas um desabafo e nao quero com isto diminuir o papel da anaon em todo o processo...mas a realidade e esta....desde julho de 2015 que nao e possivel apostar em Portugal e os riscos que corremos neste momento sao ainda maiores do que aqueles que existiam antes de entrar em vigor o diploma

    Apenas discordo com esta parte.
  1. eduardoneco 21 jan 2016 - 14:46
    O cartão de cidadão não tem um chip??!!

    Ponham um leitor de cartões onde a aposta só é válida após leitura desse cartão....
  1. adec_12 21 jan 2016 - 15:17
    Bem, se o placard é um vicio para os jovens então o que dizer das raspadinhas?
  1. GreenUpHorsie 21 jan 2016 - 15:22
    balla77 escreveu:
    Respeito quem gosta de ficar a ver as coisas acontecerem, ou olhar para o lado e deixar os outros(anaon) façam tudo, mas eu nao sou assim, e como isto me afetou a mim, não pelos miudos apostarem mas pelo facto de ser por causa deste jogo que ficamos sem betfair. Fomos comidos várias vezes de cebolada e aparantemente muita gente nao se importou, achei que isto devia ser denunciado, não esperava que fosse capa mas.... bastou um telefonema e foi capa do jornal. Independe de tudo o que digam, isto mancha a imagem que o placard, que vinha a mostrar de quase "perfeição" entre quem desconhece o roubo(odd's). não tenham duvidas que quem regista os boletins agora não vai arriscar. menos lucro será. tentei alguma coisa.
    Outro assunto que nos importa, falei com o jornalista a possibilidade de sair noticia também sobre os atrasos do trading, a falta de consideração e de respeito pela nem considerada profissão de trader.  Pessoas a terem de deixar o pais. pessoas que conseguiam pagar as contas devido ao extra que conseguiam tirar todos meses...  o facto de terem colocado o placard logo como alternativa logo apos a proibição on-line.
    e tambem as casas de apostas on-line têm um controlo muito mais rigido sobre os apostadores que se registam nos sites.
    para se registar com sucesso numa casa de apostas é pedido:
    fotocopias do CC, comprovativos de morada, comprovativo de nib com identificação da pessoa. como por exemplo vem numa caderneta que tras o nib e o nome.... ao contrario do placard que apenas pedem o nif e mesmo assim....


    Atenção que a minha crítica azeda e ácida era a crítica de eu a ser cínico, sarcástico e irónico.

    Concordo plenamente com o que estás a fazer e concordo com quem diz que sem o cinismo e o sarcasmo, a anaon deveria retirar o melhor do meu e outros posts que mencionam aqueles factos em específico, e tomar uma posição pública sobre a mentira que a santa casa menciona em resposta a putos sem pêlo nas pernas, quando menciona que o problema é a internet. Certo que seria logo acusada de só defender o trading mas como viram no meu post, é possível com aqueles factos, defender o punting, o trading, e o poker.

    eduardoneco escreveu:
    O cartão de cidadão não tem um chip??!!

    Ponham um leitor de cartões onde a aposta só é válida após leitura desse cartão....

    Isso já não é um bocado hightech para a casa santa? daqui a pouco estamos na era digital e da internet não?  silbido

    Sabem que mais? quem tem vontade tempo e contactos, carreguem com eles, @balla77 , bom trabalho, se conseguires o mesmo para alertar que os traders, os que sacam 300, os que sacam 3000, e os que sacam 30000, estão todos desempregados, e o quanto não é qualquer chouriço que chega à internet e faz disto profissão, punter e jogadores profissionais de poker, estão todos desempregados, estás a fazer um trabalho fenomenal.

    Já repararam como tudo mudou desde as eleições? como primeiro ficou tudo em águas de bacalhau quando não se sabia bem que governo ia governar? como posições começaram a ser alteradas depois do novo governo governar?
    Eu já não tinha esta raiva, e choque de ver tamanha hipócrisia desde o "porreiro pá, vamos fazer pontes TGVs e aeroportos pá"....
    Desculpem-me, mas já estava desabituado a tamanha lata..

    E agora? expomos os putos, como é que eles daqui a 5 ou 6 anos, quando os putos tiverem 18/20 anos vão defender que foi o trading que lhes deu cabo da vida?
    Agora demos cabo do plano deles pá.... ai ai que vem aí os gajos da santa chatearem-se connosco, vamos levar tau tau 

    E desculpem lá qualquer coisinha responsáveis por tais decisões mas... são burros porra.. não ganham nem deixam ganhar, não 40d3m nem deixam 40d3r....

    Vamos é ajudar aqueles 20 ou 30 em vez dos 100mil...
  1. SoccerNinja 21 jan 2016 - 15:47
    Acho completamente incompreensível como não existe um maior controle nas apostas do Placard. Como é permitido um menor apostar, mesmo quando dá o seu NIF? Penso que a ANAon tem aqui matéria para colocar um processo judicial à Santa Casa.
    No caso desta notícia prova-se que a lei do jogo e os impostos que vamos pagar não garantem a protecção do jogador. É tudo uma treta. Podem estar a criar uma geração de viciados no jogo e nem se importam. Só lhes interessa encher os bolsos com os nossos impostos, porque contrapartidas não dão nenhumas.

    Numa outra notícia que saiu no jornal "I" diz assim: "O Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos já veio garantir que este regime será uma medida de transição até que possa ser instaurado no país o regime normal. Até lá, o órgão regulador vai estabelecer negociações com outros países, como é o caso de Espanha e França." (http://www.ionline.pt/artigo/493677/jogos-online-jogadores-de-poquer-ameacam-boicotar-mercado-portugu-s?seccao=Portugal_i )

    Será que estão bem informados? Será que só vão falar com Espanha e França? Será que teremos mesmo a liquidez internacional ao estilo inglês? Temos de estar atentos senão passam-nos a perna outra vez.

    Abraço