Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.
United States, the best promotions, bonuses and bookmakers available at:
Take these offers now!

Tópico: Viver do trading - Uma opção viável?  (Lida 21741 vezes)

Offline Bezos

  • Mensagens: 5610
Viver do trading - Uma opção viável?
« em: Abril 13, 2011, 00:20 »
Viver do Trading - Uma opção viável?


Parte I - A estratégia adequada

Na betfair, bem como em muitas outras áreas de actuação humana, sem uma estratégia bem definida, testada e adequadamente afinada, o sucesso torna-se impossível. Uma estratégia, ou um método, é o pré-requisito básico para o lucro a longo prazo, caso contrário, estaremos constantemente dependentes do imponderável (a.k.a. sorte).


Mas o que vem a ser uma estratégia / método?

Uma estratégia nada mais é do que um conjunto de práticas bem delineadas que um apostador / trader utiliza na betfair com o objectivo de obter lucro no longo prazo.

A procura de uma Odd de valor no decorrer de uma partida de futebol é um método?

Abrir uma posição Back quando o "peso" do dinheiro é maior do lado vendedor do que do lado comprador é um método?

Um Lay ao empate com uma protecção no Correct Score 0-0 é um método?

Sim, sim e sim!

A forma como um apostador procura uma Odd de valor é sua e apenas sua! A forma como o apostador "A" encara uma Odd pode ser diametralmente oposta da forma como o apostador "B" a encara, o que resulta no fluxo de capital (entrada e saída de dinheiro) que assistimos todos os dias nos diversos mercados.

Os mercados da betfair não são perfeitos e a exploração dessas ligeiras imperfeições pode também resultar num método / estratégia verdadeiramente lucrativo no longo pazo, seja através de um Lay ao empate com ou sem protecção, na procura por arbitragens, ou a simples colocação de sucessivas ordens Back / Lay durante aqueles momentos mais calmos de uma partida de futebol.

No entanto, enganam-se aqueles que pensam que um método / estratégia tenha que ser obrigatoriamente algo que possa ser "mecanizado" ou mesmo resumido num conjunto lógico e bem definido de procedimentos. Um método pode ser simplesmente o olhar para uma Odd, analisar as notícias, lembrar-se do comportamento das Odds em jogos semelhantes no passado e, consoante esta leitura, actuar nos mercados de modo a obter-se lucro.


Um método / estratégia lucrativo a longo prazo - Mito ou realidade?

Não é um mito! Os métodos lucrativos na betfair são uma realidade para muitos apostadores profissionais e não profissionais. Sem um método simples mas eficiente, viver da betfair está automaticamente fora de questão!

Mas como criar um método com estas características?

Como em tudo na vida, ter sucesso na betfair exige muito trabalho, estudo e dedicação, pelo que a idealização, construção, implementação e teste de um método demandará muitas noites sem dormir, muitos cálculos, inúmeras ponderações e muitas dores de cabeça. Não se iludam! O lucro fácil não existe!

O primeiro passo na criação de um método de sucesso consiste na busca da resposta à seguinte questão:

Que tipo de apostador eu sou?

Sou aquele tipo de apostador que entra logo em pânico tão logo aparece um red no ecrã? Ou sou mais daquele tipo que se sente à vontade com um "redzito" de vez em quando, desde que no longo prazo o saldo seja positivo?

A criação de um método deverá respeitar o seu estilo próprio enquanto apostador. Não posso afirmar categoricamente que a técnica XYZ é a melhor de todas! Pode até ser o método mais infalível do mundo, mas se não for o seu método, se não estiver adaptado ao seu perfil pessoal, então com toda a certeza não terás sucesso no longo prazo.

Aprenda a conhecer o comportamento de todos os mercados da betfair em todas as situações possíveis!

Estamos ao minuto 35 e ainda não há golo: como está o Under 1.5?

Já vamos no minuto 75 e foram marcados 4 golos na segunda metade, como andará o Total Goals?

O jogo chegou ao intervalo empatado a zeros, o Correct Score 0-0 desceu quantos ticks desde o início do jogo? E já agora o 2-1 e o 1-2, a quantas andam?

Todas essas questões são tremendamente pertinentes e só conseguirás respondê-las com rigor e exactidão ao fim de centenas (senão mesmo milhares) de jogos acompanhados pela betfair!

Como referi na secção anterior, há inúmeras maneiras possíveis de se "explorar" os diversos mercados com o objectivo de obter lucro no longo prazo. Mesmo que a procura por uma Odd de valor numa partida de futebol pareça ser algo excessivamente transcendental para os menos entendidos, há sempre outras possibilidades que podem ir desde a abertura de sucessivas ordens Back / Lay (ou Lay / Back, a depender do mercado) naqueles momentos mais calmos, a procura por arbitragens que, apesar de raras, ainda existem, a exploração da própria dinâmica dos mercados, com alguns a descerem ou a subirem mais do que outros em determinadas fases de uma partida, o que pode levar ao surgimento de oportunidades verdadeiramente interessantes, etc., etc., etc.!

Mas mais uma vez repito: não se iludam! Ter sucesso de forma consistente na betfair não é fácil!


Método desenhado e só falta agora testá-lo. Como fazer?

Depois de queimar muitas pestanas a olhar para as Odds a subirem e a descerem, finalmente idealizaste a estratégia perfeita! Mas como testá-la de modo a garantir que a mesmo funcionará numa situação real de jogo?

Um método, por mais infalível e completo que pareça no papel, pode não sobreviver ao derradeiro teste no mundo real, por isso esqueçam o dinheiro nesta fase crucial! Nesta fase as entradas e as saídas deverão ser apontadas num caderno ou numa folha Excel e acompanhadas com rigor.

Afinal o método não resulta? Olha, paciência! Ao menos não perdi nenhum cêntimo com ele! No entanto, se conseguimos desenhar um método que apresenta resultados interessantes, óptimo! Já podemos avançar para o próximo nível!

Mas mesmo que não tenham tido sucesso 1, 2, 3 ou 4 vezes, não desistam! Façam apontamentos detalhados de tudo o que se passou nos jogos de teste. Cheguem à conclusões quanto ao que correu de bom e de mal e tentem extrair lições dessas experiências.

Munidos de todo este know how, retornem à fase de desenho de ânimo inabalável e com a convicção firme de que mais tarde ou mais cedo conseguirão domar os mercados da betfair!

Outro detalhe muito importante na criação de um método: não existem 2 jogos iguais!

Um método que pode funcionar lindamente para um jogo no qual há um claríssimo favorito poderá resultar num estrondoso falhanço se aplicado a um jogo com equipas equilibradas. Por isso sejam flexíveis e maleáveis! Saibam adaptar um método à realidade de cada jogo, caso contrário estarão inexoravelmente fadados ao fracasso no longo prazo.


De quanto preciso para viver? Conseguirei obter tais rendimentos da betfair?

Quanto é que precisas por mês? € 1.000, € 2.000, € 3.000? Tens contas para pagar ao fim de cada mês ou ainda vives com os teus pais? Tens filhos em idade escolar? A tua mulher / marido está em casa no desemprego?

Uma vez definido o valor, deverás se perguntar se o método que desenhaste é realmente capaz de prover tais lucros.

A minha banca é suficientemente grande para não obrigar-me a exposições suicidas? Quantos jogos deverei fazer por dia e qual o percentual da minha banca irei arriscar para conseguir obter tais resultados?

Ganhar € 100 euros por dia com uma banca de € 500 é possível? Com certeza é possível! Mas a que preço? Qual o nível de risco que estarei a assumir por jogo para atingir tal resultado ao fim do dia?

Uma pergunta que deves fazer é a seguinte: se tudo correr mal num jogo, qual o percentual máximo da minha banca é que perderei? E já agora, qual o tamanho do esforço necessário para recuperar esta perda?

Se com € 500 eu consigo fazer € 100, mas se tudo correr mal num jogo eu perderei 50% da minha banca, o risco compensará?


Não tenho banca suficiente para obter os valores necessários para o meu sustento e o da minha família. O que fazer?

Espere! Não tenhas pressa e nada de precipitações estúpidas! Comeces com ganhos pequenos. Aproveite o tempo para ir adaptando-se ao método e, porquê não, também para evoluí-lo. Não retires o dinheiro da betfair e aproveites os pequenos ganhos para fazer crescer cada vez mais a sua carteira.

E uma vez preparado para dar o grande salto, não te esqueças: não existem métodos infalíveis!

Por mais testes que tenhas feito, por mais cuidado que tenhas na gestão da tua banca ou por mais adaptado que estejas a todos os detalhes de funcionamento dos mercados da betfair, isto não significa que estarás imune à catátrofes!

Sê humilde e reconheças que não és melhor ou mais inteligente que os outros e aprendas com os seus próprios erros, pois disto poderá depender o teu futuro financeiro e o da tua família.



Parte II - Como gerir uma carteira de apostas?

Uma frase muito recorrente que se ouve no fórum é:

"Tive tanto sucesso no passado! A minha carteira cresceu de € 50 para mais de € 1.000 em pouco mais de 1 mês, mas depois foram apenas falhanços! Hoje tenho menos do que aquilo que tinha quando comecei. O que fazer?"

A principal causa da bancarrota na betfair é o excesso de confiança, principalmente quando há ganhos consistentes logo no início, o que poderá levar ao surgimento daquilo que se costuma chamar de "Síndrome do Super-Homem".

"Há mais de 1 mês que as minhas apostas estão a ser um sucesso estrondoso! Bora lá apostar toda a minha banca neste jogo pois TENHO A CERTEZA que não irei falhar!"

O resultado pode ser um outro estrondoso sucesso... ou um estrondoso falhanço com repercussões fatais para a sua carteira.


Como evitar tais situações?

O primeiro passo, e de longe o mais difícil, é evitar à todo o custo o excesso de confiança. A "Síndrome do Super-Homem" instala-se mais rapidamente do que podemos imaginar, pelo que é necessário uma vigilância constante a fim de evitarmos apostas potencialmente fatais.

Estás a ganhar consistentemente há várias semanas? Óptimo! Mas não penses que continuarás assim para sempre! Por melhor que seja o teu método ou estratégia (ver a Parte I), ninguém é perfeito e mais tarde ou mais cedo acabarás por perder, pelo que a questão que se impõe é: quando este dia chegar, conseguirás sobreviver para lutar outro dia?

Isto já foi dito neste tópico (XenoMorph) e repetido inúmeras vezes no fórum:

"Nunca apostes mais do que estás disposto a perder!"

Um teste muito simples que podes fazer é o seguinte:

No momento da abertura de uma posição, deves imaginar o seguinte cenário: segundos após a colocação da tua aposta, há um crash brutal na betfair e os mercados todos suspendem! Os minutos passam e a situação permanece a mesma! Diante deste cenário, qual será a tua reacção?

a) Entrarás em parafuso pois só conseguirás reaver o valor apostado ao fim de vários dias (ou mesmo semanas) de apostas?

b) Ficarás calmo e sereno pois, mesmo que percas toda a stake, sabes de antemão que este valor corresponde a 1 ou 2 apostas bem sucedidas, pelo que conseguirás recuperá-la logo no jogo a seguir?

Se a tua resposta foi a opção "a", então tens que repensar imediatamente o teu estilo pois, em caso de desastre, as tuas perdas poderão resultar na bancarrota, uma situação claramente indesejada se o teu objectivo é viver do trading.

A regra que se impõe, e ao contrário do que se imagina, é muito simples:

"Não utilizes stakes percentualmente elevadas! Estabeleça um valor correspondente a 5%, 10% ou 15% da tua banca e não o ultrapasse jamais!"

Saibas de antemão quanto tempo ou quantas apostas bem sucedidas terás que fazer para recuperar o valor que estás a apostar naquele momento. Qualquer número para cima de 2 ou 3 é excessivo e significa que deverá diminuir as tuas stakes, sob pena de perderes capital no longo prazo.



Parte III - Sobre os riscos

As apostas sempre foram associadas ao risco. Somos constantemente bombardeados por filmes e séries nas quais os personagens envolvem-se em grandes esquemas de jogos, sempre com enormes riscos associados! No entanto, o trabalho de um trader na betfair é exactamente o oposto. A sua principal função é justamente a de evitar o risco a todo o custo!


Mas como avaliar adequadamente o risco?

Brevemente...
Ver no portal em: Artigos  »  Viver do trading?
« Última modificação: Maio 02, 2011, 12:32 por Bezos »
Corrija o sábio e o fará mais sábio...
Corrija o tolo e o fará seu inimigo!

Offline João Fernandes

  • Mensagens: 3693
Re: Viver do trading - Uma opção viável?
« Responder #1 em: Abril 13, 2011, 00:52 »
Muito bem Bezos.

Um texto com muitas respostas para as questões de quem se iniciou nesta vida á pouco tempo e para quem se vai iniciar.

Acho que este teu texto devia estar bem á vista para quem vem pela primeira vez a este site e fórum.

As apostas não são para todos, assim como outros estilos de ganhar dinheiro também não o são. Por exemplo, eu nunca dava para jogador de poker porque sou demasiado previsível e um bom jogador apercebe-se que ou estou á vontade ou de repente fiquei nervoso.

Há que experimentar para testar, devagarinho, com stakes baixas ou então como dizes, só em papel. Já disse mais que uma vez por aqui no fórum que a minha 1ª aposta da Betfair foi feita no dia 4 de Maio de 2010, mas levei todo o mês de Abril a testar métodos no papel e excel. Hoje em dia, graças a muito esforço e tempo empregue, colho os frutos.

Assim de repente só quero fazer um reparo no teu belíssimo texto, que certamente concordarás comigo assim como todos os utilizadores do fórum, que é, quando dizes para não levantar o dinheiro dos greens da Betfair com o objectivo de criar uma banca, por favor criem um limite.....se começam com 30 € numa banca e usam uma stake de 20 € numa aposta e ganham 10 € de green, ficando com 40 €, na próxima aposta continuem com o limite de 20 € e assim sucessivamente até se sentirem a vontade para aumentar para uma stake de 25 €. Isto é um exemplo. Certamente também pensarás assim Bezos.

Abraço

Offline VitorR

  • Mensagens: 585
Re: Viver do trading - Uma opção viável?
« Responder #2 em: Abril 13, 2011, 00:57 »
Muito bom tópico, Bezos.

Devia ser o primeiro tópico lido pelo pessoal mais novo que entra na comunidade.

5*  (fixe) (fixe) (fixe)

Offline Mendez

  • Mensagens: 2825
Re: Viver do trading - Uma opção viável?
« Responder #3 em: Abril 13, 2011, 01:08 »
Excelente topico... (y)

 (palmas) (palmas) (palmas) (palmas) (palmas) (palmas)


Offline Ricardo Silva

  • Mensagens: 1719
Re: Viver do trading - Uma opção viável?
« Responder #4 em: Abril 13, 2011, 01:14 »
Excelente Bezos  (y)

Offline xanax

  • Mensagens: 453
Re: Viver do trading - Uma opção viável?
« Responder #5 em: Abril 13, 2011, 01:41 »
 (amem) (amem) (amem)

Epá, sem palavras. Muito, muito bom.

Offline D_Pedro_VI

  • Mensagens: 3531
Re: Viver do trading - Uma opção viável?
« Responder #6 em: Abril 13, 2011, 01:53 »
Excelente Bezos !

Não acrescento nem retiro uma única palavra !!!

 (amem) (palmas) (amem) (palmas)

Offline Henrique

  • Mensagens: 600
Re: Viver do trading - Uma opção viável?
« Responder #7 em: Abril 13, 2011, 01:56 »
Muito bom Bezos.

Offline Veda

  • Mensagens: 3012
Re: Viver do trading - Uma opção viável?
« Responder #8 em: Abril 13, 2011, 02:02 »
Este post veio sintetizar de de certa forma um pouco aquilo que aqui se passa, a grande maioria do pessoal

entra no jogo que estiver a dar sem qualquer método ou teste prévio, é entrar back ou lay e esperar que o

mercado vá a seu favor, quando vai,  maravilha tá-me tudo a correr bem, o pior é quando não vai, e uma série

negativa sempre aparece ao fim de semanas ou até meses de sucesso  deitando todo o trabalho por terra.


É verdade que só se pode viver disto tendo lucro a longo prazo através de um método testado, mas também é

verdade que as pessoas acham que tem um método sem na na realidade o terem. Esse método seja lá ele

qual for passa sempre por ser-mos capazes de encontrar odds de valor.


Na Betfair apenas 5 % dos utilizadores lucram a longo prazo, e são logicamente pagos pelos restantes 95 %,

ou seja para ter sucesso é necessário pertencer a uma minoria que pensa de maneira diferente mais vezes do

que as que pensa igual às restantes pessoas, isto  num certo espaço  de  tempo. Aqui está o valor que a

longo prazo trará lucro.


Em relação a perfis de apostador no que diz respeito a Reds não há grande escolha, no Trading a

nãoexistência de Reds simplesmente não acontece, por muito que pareça que temos controlo emocional

quando levamos um Red ficamos alterados e perdemos capacidade de análise, ou seja para levar o método à

risca é preciso não sermos afectado emocionalmente  pelos Reds, isso não é impossível mas é

Extremamente difícil porque antes de dominar os mercados da Betfair temos que dominar o mercado das

nossas emoções.


Bezos sem dúvida o teu post é o melhor que li aqui e um dos melhores que li na vida.

« Última modificação: Abril 13, 2011, 02:06 por Veda »
Life is a Game

Offline Vitor Pinto

  • Mensagens: 11
Re: Viver do trading - Uma opção viável?
« Responder #9 em: Abril 13, 2011, 02:12 »
Fiquei de olhos em bico ao ler tão sábias palavras.

EXCELENTE.

Offline slb2011

  • Mensagens: 564
Re: Viver do trading - Uma opção viável?
« Responder #10 em: Abril 13, 2011, 03:58 »
Excelente, excelente, excelente.

Estaria a noite toda a dizer esta palavra, pois este tópico é sem dúvida o melhor que li até hoje.

Este tópico cria sensações. Ao lermos isto com olhos de lêr, chegamos ao fim da leitura e paramos para pensar. Pelo menos comigo aconteceu isso.
Ora, ao criar este tipo sensação, quer dizer alguma coisa. O quê?

Nada aparece sem trabalho e dedicação. E ganhar dinheiro é bem mais dificil do que se pensa. Só vence aquele que trabalha no dia-a-dia com toda a dedicação possível.


Parabéns Bezos. E obrigado por mais um post.

Offline Bezos

  • Mensagens: 5610
Re: Viver do trading - Uma opção viável?
« Responder #11 em: Abril 13, 2011, 10:22 »
Fico feliz ao ver que o texto foi bem recebido e espero sinceramente que seja útil aos novos (e aos não tão novos) na betfair, mas fico também especialmente satisfeito por ler algumas críticas que ajudarão na criação de um texto ainda melhor no futuro. Gostaria, portanto, de vos responder:

(...)
Assim de repente só quero fazer um reparo no teu belíssimo texto, que certamente concordarás comigo assim como todos os utilizadores do fórum, que é, quando dizes para não levantar o dinheiro dos greens da Betfair com o objectivo de criar uma banca, por favor criem um limite.....se começam com 30 € numa banca e usam uma stake de 20 € numa aposta e ganham 10 € de green, ficando com 40 €, na próxima aposta continuem com o limite de 20 € e assim sucessivamente até se sentirem a vontade para aumentar para uma stake de 25 €.
(...)

Boas João Fernandes,

Sim, concordo contigo. Isto tem um pouco a ver com a gestão da banca em si, um tema que não foi abordado em profundidade neste texto. Com este teu comentário deste-me uma ideia: criar um outro tópico, no estilo deste, mas a falar apenas sobre a gestão da banca.

Trata-se de um tema que considero interessantíssimo e que é, na minha opinião, aquilo que identifica um apostador de sucesso no longo prazo. Sem uma gestão da banca eficiente, o melhor de todos os métodos será inútil!

(...)
Crias enfoque na criação de um método, teste do método, plasticidade do método. Afirmas que sem um método eficiente não é possível viver da Betfair!

E é nesta definição de "método" que não estou em sintonia contigo!
Compreendo perfeitamente a tua forma de trading! Desde o início que admites que não tens capacidade para encontrar odds de valor e que baseias o teu trading em métodos por ti desenhados.
Tudo muito bem...

Mas a minha questão, pegando nesta citação do Veda
Esse método seja lá ele

qual for passa sempre por ser-mos capazes de encontrar odds de valor.

é:

 "Não será a simples busca de odds de valor um "método" por si só ?"
Se sim, então estamos de acordo, mas a fase de imaginação, criação e teste do dito método passam a não se aplicar!
Não será a necessária flexibilidade intrínseca do método, nada mais do que a boa análise do jogo em questão?

Dou alguns exemplos:
Estou a ver um jogo de ténis e o jogador que está a servir está a ter imensas dificuldades em manter o serviço! Aposto contra ele... Poder-se-ia dizer que o meu método passa por apostar contra o jogo de serviço do dito jogador! Um método de valor que se adapta àquele estilo de jogo

No jogo seguinte estou a ver um jogador servir bomba atrás de bomba sem dar qualquer oportunidade ao adversário... Mais una vez, poder-se-ia dizer que o meu método (neste tipo de jogos) passa por apostar a favor do jogo de serviço do dito jogador!

O mesmo se passa se apostar a favor ou contra um determinado no mercado do correct score!

Por um lado poder-se-ia dizer que tenho vários "métodos" que decido aplicar, consoante o jogo em questão! Eu, tendo em conta a ideia generalizada de "método" e todos os pressupostos do mesmo (criação/teste/...) prefiro dizer que se trata de uma "simples" análise do mercado!
(...)

Boas rikardoGoulart,

Fizeste uma pergunta e acabaste por ser tu próprio a respondê-la. :) Estamos 100% de acordo nisto: um "método" é um conjunto de práticas que um apostador utiliza na betfair com o objectivo de ter lucro no longo prazo.

A busca por uma Odd de valor é um método?

Claro que sim! A forma como tu procuras uma Odd de valor num jogo de futebol é 100% idêntica à forma como o Paulo as procura? Não é! Tens uma forma particular de procurar Odds de valor e este é o teu método! Para chegar à ele fizeste testes, acompanhaste o mercado, dedicaste muito do teu tempo à desenhá-lo e a aperfeiçoá-lo. O mesmo se aplica ao ténis e os exemplos que deste, para mim, resumem na essência um "método" lucrativo no longo prazo.

A forma como eu trabalho no betfair pode transmitir uma ideia errada do termo "método". Muitos podem pensar que um método nada mais é do que um conjunto de backs e lays em certos mercados, seguido por um conjunto simples de procedimentos no estilo: após a marcação de um golo fechar o lay, abrir um novo back, distribuir o green, aguardar pela queda das odds e fechar o back, etc., etc, etc.

Enganam-se quem pensa que um método tenha que ser obrigatoriamente algo que possa ser "mecanizado" ou mesmo resumido num conjunto lógico e bem definido de procedimentos. Um método pode ser simplesmente o olhar para uma Odd, analisar as notícias, lembrar-se do comportamento das Odds em jogos equivalentes no passado e, consoante esta leitura, actuar nos mercados de modo a obter-se lucro.

Aquilo que é importante reter deste texto não é a essência de um método. A pergunta que se devem fazer não é: o que é um método? A pergunta que se devem fazer é: o "método" que estou a utilizar na betfair é capaz de dar resultados positivos no longo prazo?

O "método" em si, seja ele a procura de Odds de valor ou a abertura e fecho de ordens Back e Lay em certos mercados ao longo de uma partida de futebol, foi pensado, desenhado e testado. Fizeste isto com o teu "método" no ténis e deves fazer o mesmo quando procuras Odds de valor em outros desportos, e é isto que é importante reter deste texto: a construção de um "método" (seja ele qual for), requer tempo, dedicação e muito esforço.

Abraço,
« Última modificação: Abril 13, 2011, 10:27 por Bezos »
Corrija o sábio e o fará mais sábio...
Corrija o tolo e o fará seu inimigo!

Offline João Fernandes

  • Mensagens: 3693
Re: Viver do trading - Uma opção viável?
« Responder #12 em: Abril 13, 2011, 10:48 »
Ora viva Bezos....sabia que estaríamos de acordo.

A gestão da banca dava um texto de igual tamanho. Parece fácil dizer que sabemos gerir uma banca, mas não é assim tão simples.

Ás vezes pensamos que estamos a gerir bem a banca porque só apostamos 20 % da banca e a coisa até vai correndo bem. Mas desses 20 % quanto é que vem de lucro ? Se estamos a apostar 100 € e estamos a ganhar 2 ou 5 € por aposta então não estamos a gerir bem a banca por estamos a apostar muito dinheiro para o nível de lucro de vem de retorno. A ganhar 5 € em média seriam necessárias 20 apostas com sucesso para ganhar 100 € que se poderia ter perdido numa qualquer aposta.

É claro que podem dizer que estou a falar do nível de risco da aposta e da banca ao mesmo tempo, mas quanto a mim está tudo incluído na gestão da banca.

Abraço
JF

Offline biomodder

  • Mensagens: 2779
Re: Viver do trading - Uma opção viável?
« Responder #13 em: Abril 13, 2011, 11:19 »
Gostei muito de ler este tópico pois acho que tira muitas ilusões da cabeça de muitos apostadores!  (y)


Mas fiquei com algumas duvidas...


Na Betfair apenas 5 % dos utilizadores lucram a longo prazo, e são logicamente pagos pelos restantes 95 %,

ou seja para ter sucesso é necessário pertencer a uma minoria que pensa de maneira diferente mais vezes do

que as que pensa igual às restantes pessoas, isto  num certo espaço  de  tempo. Aqui está o valor que a

longo prazo trará lucro.

Só 5%?  :-\



Offline Paulo Rebelo

  • Mensagens: 3975
Re: Viver do trading - Uma opção viável?
« Responder #14 em: Abril 13, 2011, 12:58 »
Parabéns Bezos.


Concordo com tudo o que tu dizes, e ainda mais com os esclarecimentos que foram colocados depois do post inicial.

( C:-) Com a devida citação de direitos de autor) iremos colocar este post na secção dos iniciados do site.