Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.
United States, the best promotions, bonuses and bookmakers available at:
Take these offers now!

Tópico: Dissertação sobre o estado do Sporting Clube de Portugal  (Lida 8991 vezes)

Offline Liurai

  • David Almeida
  • Mensagens: 6222
  • No pain, no gain






Se contarmos com o José Couceiro que estava lá quando a besta que está nas 5 fotografias usurpou o lugar de Presidente do Sporting Clube de Portugal, então foram 6 treinadores em menos de 2 anos de mandato.

Sinceramente não sei como se fazer ainda pior. Eu já pensava que o Soares Franco tinha sido o pior Presidente da história do Sporting, até que fui surpreendido com o JEB (Bettencourt). Esse cavalo branco destruiu toda a pouca credibilidade que tinha o Sporting desde que a geração (de ladrões) Roquette subiu ao poder.

Nesse fatídico ano de 1995, em que Santana Lopes foi eleito Presidente, o Sporting tinha um passivo de 30 Milhões de Euros (ou cerca de 6 Milhões de Contos na moeda da altura). Tinha um excelente plantel, apesar da saída de Balakov e Figo o que fazia com que o Activo fosse muitíssimo superior ao Passivo. Até porque, na altura, o Sporting ainda gozava do facto de ser o clube com maior património imobiliário de Portugal, por conta dos terrenos que outrora pertenceram ao Visconde de Alvalade e que foram doados pelo 1º Presidente ao clube.

Esta geração, que começou no Pedro Santana Lopes, tratou de começar a vender ao desbarato, muito abaixo do valor de mercado todos estes terrenos. Tudo isto seguindo as indicações do Presidente que veio a seguir, que enganou tudo e todos: José Roquette. Ora, este senhor, com dois "t" no nome, é neto de José de Alvalade (sendo por isso tri-neto do Visconde de Alvalade), acha que esses terrenos deveriam ser da sua família e por isso ele e a sua trupe trataram desses negócios de venda dos terrenos a baixo custo, sendo comprados por intermediários que por segundas ou terceiras ligações estavam conectados às empresas de José Roquette.

Todos esses bandalhos (Santana Lopes, José Roquette, Dias da Cunha, Soares Franco, José Eduardo Bettencourt e agora o inenarrável Godinho Lopes) tudo têm feito para depauperar os activos do Sporting. Desde vendas de jogadores ao desbarato (CR7, Moutinho, Quaresma, etc), até compras de jogadores em pacote (são tantos que nem vale a pena começar a nomeá-los) apenas e só porque davam belas comissões (Carlos Freitas que o diga pois enriqueceu à conta dessas comissões), passando por venda de património do Sporting a preços de saldo a empresas dos amigos ou deles próprios (o Edifício Visconde de Alvalade foi vendido à Opway na qual o ex-Presidente Soares Franco era CEO), tudo isto passa de planos bem delineados para depauperar o Sporting Clube de Portugal.
Por incrível que possa parecer, neste momento, as instalações da Direcção do Sporting são nas catacumbas do Estádio José de Alvalade. Sim, a sério. Para se ter uma reunião com a Direcção do SCP, tem de se passar por dentro do MultiDesportivo (que já não pertence ao Sporting-clube) por uns caminhos recônditos para aceder a umas salas que têm como tecto a bancada sul do Estádio.
Sim, o MultiDesportivo já não pertence ao clube e sim à SAD. Aliás, tal como o resto do Estádio (à excepção do relvado) e mesmo a Academia. O Sporting CP foi despojado de todos os seus haveres por este conjunto de bandalhos.

Tudo isto foi conseguido ao longo destes últimos 17 anos, com o beneplácito de sócios desinformados e que não querem mesmo saber - aqueles a quem os informados e interessados chamam de Croquettes. Aqueles a quem a Direcção paga a deslocação e o jantar nos dias de Assembleias Gerais para que eles possam usar os seus muitos votos para votar a favor dos planos destas direcções que têm dado cabo do Sporting.

Mas dizia eu ao início que julgava que o JEB tinha sido o pior Presidente que o Sporting tinha tido. Ele no seu estilo pimba, a olhar sempre de soslaio para os sócios que o contradiziam (com razão) nas AGs, teve um mandato que realmente não fazia prever que pudesse haver pior.

Este senhor que lhe seguiu (e que entrou para a Direcção à custa de uma fraude eleitoral de dimensões inimagináveis num país democrático) atingiu um nível inenarrável. Sinceramente, acho que todos os Sportinguistas estão em estado de coma profundo para não reagirem contra uma catástrofe desta dimensão.

A classificação da equipa de futebol é apenas um dos sintomas, mas de facto é bastante importante. O Sporting é um dos 3 grandes deste país:
  - O Sporting pode (mas não deve - o princípio tem de ser este mesmo que saibamos que a realidade nem sempre seja igual) estar atrás do SLB e do FCP, embora por vezes (numa alternância normal em que existem 3 equipas grandes) tenha de estar na frente.
  - O Sporting pode (ocasionalmente, mas deve ser uma coisa a evitar) estar atrás do Braga ou do Belém ou do Guimarães, etc. nos momentos em que estas equipas se intrometem entre os 3 grandes.
  - Uma vez de 50 em 50 anos pode até ter um campeonato em que caia para o 5º ou 6º lugar (o SLB e o FCP também já tiveram estes períodos
  - Agora, nunca por nunca, o Sporting pode estar na zona de descida a meio do campeonato, nem sequer abaixo do 5º ou 6º lugar. Isto é um terramoto, uma catástrofe de proporções bíblicas. Um presidente que não veja isto como uma catástrofe, mas apenas como uma etapa de um caminho, não pode ser Presidente de uma instituição centenária e com a dimensão do SCP.
Aliás, deveria estar nos estatutos que independentemente do motivo, se o Sporting ocupasse um lugar abaixo do 6º lugar em qualquer jornada a partir da 10º, a Direcção deveria ser automaticamente deposta. Aliás é uma coisa tão óbvia que não deveria ser necessário estar prevista estatutariamente. O bom senso deveria imperar e estas bestas que estão na Direcção já se deviam ter demitido.

Pelo meio, e para não maçar mais quem ler isto, ficam algumas pérolas:
- logo no início do mandato foi contratado um novo médico para a equipa de futebol, mandando embora aquele que lá estava há vários anos: o médico é familiar de um membro da direcção
- um dos membros da direcção é Margarida Ulrich, uma feiosa que é filha do director de um dos bancos que emprestam dinheiro ao Sporting (como é que se podem tomar decisões em defesa do clube, quando na direcção estão membros dos credores)
- pessoas como José Nobre Guedes e José Maria Ricciardi que pertencem aos quadros do BES (outro dos credores) não largam as direcções do Sporting

Para já não falar dos casos vergonhoso com o Paulo Pereira Cristóvão que vieram arrastar o Sporting para uma zona (a corrupção e o banditismo) que era o único dos 3 grandes que nunca se tinha envolvido e que orgulhava os sportinguistas.

Para finalizar: é importante que os sportinguistas se unam em obrigar esta Direcção da vergonha a demitir-se. Aquele homem de olhar sombrio e assustador que está nessas 5 fotografias não pode continuar a destruir o Sporting. Ontem seria tarde demais.
« Última modificação: Janeiro 08, 2013, 06:23 por Liurai »

Offline EARTHLINGS

  • Mensagens: 13
Re: Re: Sporting Clube de Portugal (Sporting CP)
« Responder #1 em: Janeiro 08, 2013, 06:12 »
 (amem) Rua Godinho Limpeza Já

Offline eBrunoGomes

  • Mensagens: 84
Re: Re: Sporting Clube de Portugal (Sporting CP)
« Responder #2 em: Janeiro 08, 2013, 06:14 »
e já lá vão 4... tem tantos treinadores como vitorias....(4 em 20 jogos) se for para ter 1 vitória por treinador e capaz de sair caro ao Sporting, digo eu...

Offline Liurai

  • David Almeida
  • Mensagens: 6222
  • No pain, no gain
Re: Re: Sporting Clube de Portugal (Sporting CP)
« Responder #3 em: Janeiro 08, 2013, 06:32 »
Escrevi em cima que quando o Santana Lopes entrou, o Sporting tinha um passivo de 30 Milhões. Esse número está quase multiplicado por 15. Fazendo as contas por alto (que não vale a pena colocar aqui), entre todas as transferências, compras e vendas, salários, construção do estádio, academia, etc, vendas de terrenos, etc, etc, ficam a faltar quase 200 milhões de euros. Que ninguém sabe por onde param. Estão perdidos no meio deste organograma assustador que representa o grupo empresarial do Sporting:


Como podem ver, existem 9 empresas imobiliárias, que ninguém sabe o que representam e que as sucessivas direcções do Sporting se têm recusado (escudadas nos estatutos) a apresentar as contas dessas empresas.
Durante anos que se anda a pedir para se fazer uma auditoria financeira à totalidade do Grupo Sporting. Estas Direcções foram dizendo (e convencendo os sócios menos informados) que isso era um grande custo para o clube. Isto num clube que despede e paga indemnizações a treinadores a cada 6 meses.
Não, eles não querem a auditoria, pois uma auditoria global poderia revelar dados que sustentassem procedimentos criminais a quem com dolo prejudicou e de forma decisiva, pensada e maquiavélica uma das maiores instituições do país.
Não basta eles saírem de lá - eles têm de ser responsabilizados por todo o mal que fizeram.

Offline Liurai

  • David Almeida
  • Mensagens: 6222
  • No pain, no gain
Re: Dissertação sobre o estado do Sporting Clube de Portugal
« Responder #4 em: Janeiro 08, 2013, 23:04 »
Não bastava tudo isto e agora até trocam o Izmailov pelo Miguel Lopes.  (dah)

Vendem um jogador que tem bons registos contra o Porto (e não são meras estatísticas, são sinais de que devido às suas características o Izmailov costuma ter alguma liberdade que o pode fazer marcar golos contra o Porto), para irem buscar um jogador que nem suplente no Porto era para um lugar que o Sporting nem está mal servido.

Isto já vai para lá da incompetência. Isto é gestão danosa e deviam ser responsabilizados criminalmente por isto.  (doh)

Offline Tiago Tomas

  • Mensagens: 4628
Re: Dissertação sobre o estado do Sporting Clube de Portugal
« Responder #5 em: Janeiro 08, 2013, 23:45 »
o scp qualquer dia passa a satelite do porto. Sao estes negocios muitos mal feitos da parte do scp que ajudam a estragar o clube.
“As grandes tacadas dão fama, as pequenas e constantes dão grana”

Offline Veda

  • Mensagens: 3012
Re: Dissertação sobre o estado do Sporting Clube de Portugal
« Responder #6 em: Janeiro 09, 2013, 00:19 »
E o Futre que tanto foi gozado, ele e o chinês tinham feito muito melhor figura. (y)
Life is a Game

Offline Sou Eu

  • Mensagens: 502
Re: Dissertação sobre o estado do Sporting Clube de Portugal
« Responder #7 em: Janeiro 09, 2013, 01:00 »
E o Futre que tanto foi gozado, ele e o chinês tinham feito muito melhor figura. (y)

Também acho! (y)

Conseguem ser piores que quem mandou no nosso país até agora... Já era tempo do Emplastro Lopes demitir-se... E depois é isto: será que o próximo ainda vai superá-lo?

Offline Sou Eu

  • Mensagens: 502
Re: Dissertação sobre o estado do Sporting Clube de Portugal
« Responder #8 em: Janeiro 09, 2013, 01:02 »
Não basta eles saírem de lá - eles têm de ser responsabilizados por todo o mal que fizeram.

Isso até agora foi só o Vale e Azevedo, neste caso, no Benfica.

Offline LuisXSilva

  • Mensagens: 14
Re: Dissertação sobre o estado do Sporting Clube de Portugal
« Responder #9 em: Junho 19, 2013, 02:14 »
vamos lá ver o que faz o bruninho agora. Pelo menos uma coisa já conseguiu... a simpatia que nutria pelo Sporting evaporou-se!!!

 (fa_a)

Offline Daniel Novo

  • Mensagens: 1173
  • Every Pro was once an amateur
Re: Dissertação sobre o estado do Sporting Clube de Portugal
« Responder #10 em: Junho 19, 2013, 12:31 »
são táticas que se veem nos filmes nas prisões, chegas lá e atacas os mauzões para ganhares respeito, o pinto da costa é o brutamontes do recém prisioneira bruno de carvalho e ele já começou o ataque..mas na minha opinião.

No caso do moutinho, mesmo que haja estratégia negocial do pinto da costa e eu acredito que haja, até porque acho o moutinho mil vezes melhor do que o james, o porto vendeu o jogador pelo dobro, logo o sporting só tinha de ir buscar o dinheiro dele e pronto.

Em relação ao episódio com o adelino caldeira, já antecedido por comentários do pinto e do carvalho, são atitudes idiotas de ambas as partes, se fossem homens a sério engoliam o orgulho e deixavam-se disso.

o sporting devia sair da ribalta, assumir-se como um não candidato ao título e trabalhar muito, em dois ou 3 anos estava de volta, agora assim vai ser mais do mesmo.
Every Pro was once an amateur

Offline Liurai

  • David Almeida
  • Mensagens: 6222
  • No pain, no gain
Re: Dissertação sobre o estado do Sporting Clube de Portugal
« Responder #11 em: Junho 19, 2013, 12:49 »
vamos lá ver o que faz o bruninho agora. Pelo menos uma coisa já conseguiu... a simpatia que nutria pelo Sporting evaporou-se!!!

 (fa_a)
Tendo em conta o teu clube (olhando para a tua bandeira), então parece que foi uma coisa positiva..... seria pior se isso acontecesse com os sportinguistas, como aconteceu com as anteriores direcções. Por alguns motivos (Moutinho e não só) vocês gostaram das anteriores direcções do Sporting.

Offline Sardinha

  • Mensagens: 22689
Re: Dissertação sobre o estado do Sporting Clube de Portugal
« Responder #12 em: Junho 19, 2013, 13:06 »
Se interessar a alguém existe uma auditoria de 2011 às contas do Sporting. (Confesso que não as analisei)

« Última modificação: Junho 19, 2013, 13:07 por Sardinha »

Offline Sardinha

  • Mensagens: 22689
Re: Dissertação sobre o estado do Sporting Clube de Portugal
« Responder #13 em: Junho 19, 2013, 13:23 »
Só uma pequena adenda e ressalvo mais uma vez que não olhei para as contas da SAD ou do Grupo Sporting.

O valor do passivo não é a variável mais importante para analisar. O que importa é analisar o continuar de lucro prejuízo.
Isso acontece porque imaginemos que a equipa X constrói um estádio de 1000 milhões de euros, o passivo aumenta nessa valor, mas o activo também. Se esse estádio gera uma mais valia anual de 10 milhões de euros, então o passivo advém de um bom investimento. Se o mesmo estádio faz com que o prejuízo aumente em 10 milhões de euros por ano, então, o passivo deriva de um mau investimento.

As contas dos clubes de futebol são muito difíceis de fazer, pois do lado do activo estão considerados os passes dos jogadores e qualquer um de nós sabe que é muito difícil saber qual o valor real dos passes.
Se é verdade que será mais fácil avaliar o valor de um activo se ele foi adquirido, como podemos avaliar um activo que vem da formação?

Fiz uma leitura rápida de como são contabilizados os jogadores (foi tão rápida que nem encontrei informação relevante), mas o que me pareceu é que a contabilização é ao nível do serviço que o jogador presta, ou seja, compramos um jogador por 6 milhões para um contrato de 3 anos, assumimos um activo de 2 milhões por ano. (posso estar muito enganado nesta afirmação, mas quando tiver tempo posso procurar melhores fontes e retirar dúvidas).

Offline PJPP

  • Mensagens: 592
Re: Dissertação sobre o estado do Sporting Clube de Portugal
« Responder #14 em: Junho 19, 2013, 13:30 »
vamos lá ver o que faz o bruninho agora. Pelo menos uma coisa já conseguiu... a simpatia que nutria pelo Sporting evaporou-se!!!

 (fa_a)
Tendo em conta o teu clube (olhando para a tua bandeira), então parece que foi uma coisa positiva..... seria pior se isso acontecesse com os sportinguistas, como aconteceu com as anteriores direcções. Por alguns motivos (Moutinho e não só) vocês gostaram das anteriores direcções do Sporting.



mas o sporting deu o moutinho ao porto?  ou rentabilizou em alguns milhões uma maça podre ?