Inicia-se esta noite a final da Stanley Cup (NHL), disputada entre os Los Angeles Kings, vencedores da conferência Oeste e os New York Rangers, vencedores da conferência Este.
Estas duas equipas tiveram caminhos distintos para atingir esta final.
Os LA Kings depois de ficarem em 3.º lugar da Divisão do Pacifico e 6.º lugar da Conferência Oeste na fase regular, defrontaram na 1.ª ronda dos playoffs os eternos candidatos dos San Jose Sharks.
Depois de se verem à beira da eliminação, com um saldo negativo de 3 jogos a zero, os Kings tornaram-se na 4.ª equipa, em toda a história da NHL, a conseguir anular uma desvantagem de 3-0 e a conseguir passar à ronda seguinte.
Seguiram-se os Anaheim Ducks, outro candidato à vitória final, também vizinhos da região, que acabaram eliminados também por 4-3.
Nas finais de Conferência defrontaram os campeões em título e um dos mais sérios candidatos à Stanley Cup, os Chicago Blackhawks que acabaram por também ser aviados por 4-3.
De frisar que os Kings tiveram em todas estas séries a desvantagem caseira,conseguindo vencer todas as séries no 7.º jogo no terreno do adversário, todos os jogos ganhos, curiosamente, pelo resultado de 4-3.
Os New York Rangers ficaram em 2.º lugar da Divisão Metropolitana e em 5.º na Conferência Este, na fase regular.
Na 1.ª ronda dos playoffs defrontaram os seus "inimigos" de Philadelphia, os Flyers, que viriam a eliminar por 4-3, numa série muito disputada que viria a ser ultrapassada no derradeiro jogo no Madinson Square Garden.
Na ronda seguinte calhou-lhes em sorte os poderosos e candidatos Pittsburgh Penguins, que chegaram a ter uma vantagem de 3 jogos a 1 mas que acabaram por secumbir no derradeiro jogo, disputado em Pittsburgh, encerrando assim mais uma série duramente disputada.
Na final da Conferência Este saiu-lhes ao caminho os Montreal Canadiens, que viriam a ser eliminados em 6 jogos (4-2), garantindo assim aos Rangers, vencedores de 4 Stanley Cups,a sua 11.ª primeira presença na final, 20 anos após a última presença.
CONCLUSÃO
Estamos a falar de uma final e como tal ambas as equipas têm legitimas ambições de a vencer mas vejo demasiados pontos a favor dos LA Kings para os ignorar.
Os LA Kings são mais talentosos, têm um plantel com maior profundidade e navegam numa onda de conquista após a remontada histórica contra os Sharks.
Já estiveram por diversas vezes à beira da eliminação, a última das quais quando se viram a perder por 2-0 logo no 1.º período do jogo 7 contra Chicago, nunca tendo baixado os braços e conseguindo sempre voltar ao jogo e vencerem.
Venceram a Conferência que é de longe a mais forte das duas Conferências, eliminando 3 candidatos ao título e equipas fortissímas a nível ofensivo.
Ao nível da baliza, sector muito importante nos playoffs, ambas as equipas têm goalies muito bons mas, mais uma vez, vejo vantagem para os Kings e para Jonathan Quick, finalista em 2011-2012 do Vezina Trophy (melhor goalie da liga), curiosamente perdido para o goalie dos Rangers, Henrik Lundqvist, vencedor do Conn Smythe Trophy em 2011-2012 (MVP dos playoffs) aliado à primeira e única conquista da Stanley Cup pelos LA Kings, considero-o, na actualidade um goalie mais seguro que Lundqvist que, apesar da enorme qualidade, tem sido inconsistente toda a época.
Os Rangers acabaram por ter um caminho mais facilitado na chegada à final, apesar de terem eliminado os também candidatos Pittsburgh Penguins a realidade é que estes tiveram as duas estrelas maiores da companhia Sidney Crosby e Evgeni Malkin, a jogarem lesionados ao longo de toda a série e na ronda seguinte os Rangers beneficiaram também da baixa de um dos esteios da equipa dos Canadiens, logo após o jogo 1, o seu goalie Carey Price, facilitando assim e muito o seu caminho para a final.
RESUMINDO
O meu prognóstico, apesar de uma odd baixa, vai para a vitória dos LA Kings na final (a odd está neste momento a sensivelmente 1.64). Eu acabei por entrar a uma odd mais gorda pois apostei neles para vencerem a Stanley Cup a 3.60, logo antes do jogo 7 contra Chicago.

Para os mais corajosos recomendo uma aposta em handicap para a vitória final, -1.5 (odd a rondar os 2.40), pois também não acredito que os Rangers consigam ganhar mais que 2 jogos aos Kings.
Para o jogo 1, o que se disputa esta noite, recomendo irem nos LA Kings em ML e uma low stake no over 5 golos pois, apesar de os playoffs geralmente se caracterizarem por jogos muito fisicos e fechados, a realidade é que esta época o over tem caído muito. Nos 88 jogos disputados até ao momento o over caiu 47 vezes, contra 26 unders, o que dá quase o dobro de overs, havendo ainda 15 "pushes".
Para o mercado dos golos deve-se ainda considerar, em relação aos LA Kings, que tiveram em 13 overs, contra 5 unders (3 "pushes"), enquanto os Rangers estiveram muito equilibrados tendo os seus jogos 7 overs contra 8 unders e 3 "pushes". Para mim a aposta no over será a mais arriscada da noite mas quem não arrisca não petisca...

Boa sorte a todos.
Ler mais