mais uma vez, leiam devagar, podem nao perceber à primeira ( que é o meu caso lol)
é de salientar que tirei esta info de um forum novamente, nao foi escrito por mim.Pontos de entradaAtravés do nosso software (Geeks, BetAngel, outros) conseguimos obter várias informações (indicadores) para analisarmos e estudarmos se estamos perante um bom “ponto de entrada” no trade.
São eles:
• Histórico dos gráficos;
• Peso do dinheiro;
• BOOK OVER-ROUND (margem de lucro da casa);
• Bandas de Bolinger;
• Tempo restante para o início da partida;
• Tendencias específicas do Mercado, i.e. repetição de padrões;
• Movimentação dos preços, i.e. quão longe o preço já se movimentou (resistências e suportes);
• Movimentação dos preços de outro cavalo;
• Apostas correspondidas ou não correspondidas;
• Opinião dos comentadores;
• Número de corredores;
Histórico dos gráficosAcho que é importante que se habituem a interpretar os gráficos, usando esta ferramenta de forma religiosa, sabendo que um dado movimento já ocorreu, é na minha opinião, um forte indicador do que é provável que volte acontecer. Quanto menos história (intervalo temporal) nos gráficos houver, usando os gráficos da Betfair ou Bet Angel, mais dificil se torna de prever o futuro, por volta dos 5 minutos antes da partida, mais fácil se torna.
Mas relembro, não basear a nossa decisão em apenas uma coisa; precisamos de usar alguns destes indicadores para tomar a decisão o mais correta e acertada.
Peso do dinheiro
Na minha opinião, tão importante como sempre,mas nunca tomar decisão apenas baseada nisto. Observar o dinheiro fluir dentro e fora do mercado e eventualmente iremos ser capazes de julgar (ter noção da tendência) quais as alturas no tempo, antes da corrida, onde o peso do dinheiro é uma verdadeira reflexão de potencializar movimentação das odds.
Book over-roundEste é um dos factos em que não necessário ter conhecimentos aprofundados para compreender: se o BOOK OVER-ROUND (margem de lucro da casa) está perto dos 100%, sabe-se que alguma coisa está a dar esses preços aos cavalos. Uma dica: muito provavelmente é um cavalo cuja sua odd está a deriva ou “A VAPOR”.
Bandas de BollingerSe tiveres alguns minutos antes de começares a tua trade, dá uma vista de olhos à coluna do lado direito na interface da Bet Angel. Aqui vê-se o valor total de dinheiro correspondido de cada preço (também é possível personalizar desta forma no Geeks). Se se verificar que 30000 correspondido em cada preço entre 3.2 e 3.5, e fora desses preços o correspondido baixar para 15000 ou menos, sabemos que o preço esteve predominantemente entre esses preços por um bocado, e o gráfico reflecte isso mesmo, portanto o preço é provavel que fique entre esses dois preços. Estar ciente do tempo restante para começar a corrida, na minha opinião, é um factor muito importante para usar este indicador!
Tempo antes da partidaTer noção do tempo restante antes de a corrida começar, acho que é algo com grande importância. Por exemplo, se houver apenas 30 segundos para se iniciar, há muito menos hipotese de haver uma grande movimentação no preço, o mesmo acontece se faltar apenas 10 minutos para a partida. Fazer a ligação entre o tempo e a movimentação dos preços, vai ajudar na entrada!
Tendências do MercadoÉ preciso ter atenção á repetição de padrões no mercado que se repetem de forma sistemática com algumas diferenças (Procurar informação sobre analise técnica em forex (Teoria Fractal)). Como por exemplo, valores estão a ser movimentados dentro de uma faixa de preço - normalmente vão e vêm entre os limites superiores e inferiores (BOUNDARIES), mas raramente em tempos equivalentes, um outro exemplo são as bandeiras (flags), triângulos. Resumindo, existe um sem fim de padrões gráficos que podem ser uma mais-valia na hora de entrar no mercado.
Movimentação do preçoSe um preço mexeu de 2.0 para 3.0 por exemplo, tens que ter a noção que o preço não vai propriamente vaguear até 1000. Vendo movimentações de preços que já aconteceram, ajudam-te a tomar decisões acerca dos pontos de entrada. Tendo como exemplo uma movimentação de 2.0 para 3.0, tu deves ficar muito menos inclinado para fazer lay ao cavalo a 3, dado o que já aconteceu.
Movimentação de preço de outro cavaloDigamos, por exemplo, que temos dois favoritos com preços iguais de 3.0. Se o preço de um dos favoritos começar a vaguear, o preço do outro favorito é mais provável que não aconteça o mesmo. Há muitos mais cenários de ocorrências que aprendi inconscientemente que poderia explicar, mas este exemplo dá a explicação mais simples daquilo que precisamos ter em atenção.
Apostas correspondidasSe alguém saltou para o Mercado e aposta a favor de um cavalo com 6000€, por exemplo, é mais provável que o preço vá baixar. Há imensas explicações para o porquê, sendo alguns dos cenários possíveis, o peso do dinheiro ter mudado, ou 2000€ do total ter sido de traders que neste caso precisam de sair do mercado. Apostas não correspondidas que simplesmente adicionam á soma de valores que podem vir ou não ser correspondidos; e se é “spoofing”- i.e. não querem que o dinheiro seja correspondido, caso seja ou não por exemplo dinheiro de um Punter e são espertos o suficiente, arrastam o dinheiro para baixo intencionalmente para serem correspondidos.
Opinião dos ComentadoresSe um comentador ou um punter de sucesso, e.g. DaveNevision (quando ele está numa sucessão de vitórias), começam a explicar porque é que um cavalo pode ou não ganhar, o mais certo é as pessoas reagir a isso, portanto estas oportunidades podem servir como excelentes pontos de entrada.
Número de corredoresSe há apenas 2 corredores por exemplo, os preços deles vão se mover quase de forma inversamente proporcional entre eles, deixando uma percentagem baixa no book. Este é um dos exemplos mais simples, mas se imaginares todas as corridas que fizeste trading e lembares do número de corredores, verás padrões de movimentação de preços a aparecerem. Sabendo e aprendendo isto, ajuda nos pontos de entrada.
Cavalos “PLAYING UP”Isto está bem documentado e conhecido por toda a gente. Se um cavalo cuja odd á um “salto”, momentos a seguir o preço vai vaguear e serve como um bom ponto de entrada para apostar contra o cavalo em questão, ou até apostar a favor um dos outros favoritos, se for um cavalo forte para a vitória.
Pontos de saidaEm vez de me repetir, todos os pontos de entrada são importantes para estarmos atentos para quando queremos fazer um trade de saida (fechar). Não há propriamente novos pontos por isso vou apenas cobrir cada um deles onde consiga adicionar nova informação sobre a perspectiva de saída!
Peso do dinheiroDepois de ver tantas corridas, desenvolvi o bom senso de tirar conclusões par decidir quando o preço pára de mexer numa direção e começa a ir para outra. A maneira como o dinheiro é. É algo subtil e inexplicável, mas se olhares atentamente, eventualmente começarás a ter um certo espirito crítico
Book over roundIdêntico ao que foi escrito em “pontos de entrada”, se estas com posição num cavalo à deriva, o OVER ROUND praticamente estará entre 102-4, portanto queremos estar atentos a isto para quando o BOOK começar a apertar, temos que começar a pensar em sair. Mas lembro que não podemos confiar apenas nisto, em centenas de corridas começas a ter a ideia de quando é a melhor altura para sair.
Tempo antes da partidaCuidado quando faltar cerca de 1 minuto para começar a corrida. Um certo número de pessoas vão começar a fechar as suas posições e a minha experiência diz que é bastante difícil de prever as consequências deste acontecimento. Também acho que padrões costumam deixar de acontecer quando falta cerca de1 minuto para o início da corrida, visto os mercados se encontrarem em “equilíbrio”. Portanto, se estamos a favor de um cavalo que está a descer de valor, é então um bom ponto de saída se ele tem tido um movimento constante e bem definido, o mesmo acontece com os cavalos cujas odds se encontram á “deriva”.
Apostas correspondidasTenta manter um registo de apostas correspondidas na tua cabeça para que saibas para que lados estão a ir as correspondências. Isto vai ajudar na decisão de quanto deves sair do trade, baseando a tua decisão nos outros fatores mencionados nos “pontos de entrada”.
Opinião dos comentadoresReparei que após um comentador dar a conhecer uma opinião, demora há volta de 5 segundos em média para as pessoas começarem a reagir, dependendo de quem dá a opinião e a importância da mesma. Portanto, entrar em posição nessa altura é bom. Sair, acho que quanto mais relevância tiver a opinião, mais perto de 30 segundos será a melhor altura para sair, onde se for menos importante, mais perto de 10 segundos. Lembrem-se que isto são apenas guias e que nada é definitivo, é apenas o que me vai na cabeça durante os eventos.
Acerca das ferramentas de limitação de perdas (como o uso do stop loss), raramente as uso. Prefiro controlar a minha posição manualmente e ficar ciente da minha posição na cabeça.
Paragens de perdas são bastante úteis para prever tendências a longo prazo. Uma atitude que tomo é sair se tiver alguma dúvida quando tenho probabilidade de 2-3/10 de a odd se movimentas contra mim. As vezes assumem um pouco mais de risco se estiver a fazer trading baseado em padrões de longo prazo pois é preciso ignorar variações subtis nos preços. Estas “mini” variações nos preços podem ser muito previsíveis, elas acontecem porque toda a gente está constantemente incerta acerca do ponto em que preço vai parar e/ou virar para outra direção. Nunca deixes os trades ir a live, é “brincar” com o fogo se o fazes propositadamente porque no fim irás sentir te mal por saíres com perdas. Se não souberes nada acerca de corridas em live, então é simples: fica longe disso! Se és daqueles que são viciados ou apenas têm o hábito de deixar ir a live, tenta definir um limite máximo de perda que não provoque danos profundos na tua banca. Portanto, sempre que propositadamente deixas uma corrida ir a live então faz qualquer coisa que não queres fazer, como ir limpar a casa de banho. Se não conseguires deixar de apostar, estarás apenas a iludir-te e provavelmente nunca iras ter sucesso em trading se não conseguires introduzir bons hábitos.
Nunca descanses e hesites muito num trade, quanto mais hesitares, mais confiança estarás a perder em ti. Fica logo fora de posição e começa outra vez. Este pequeno conselho é valioso! Quanto mais vezes reiniciares os trades, mais hipóteses dás a ti mesmo para aprenderes com os erros. Desiste da mentalidade do “e se”. O meu companheiro de casa costumava fazer isso o tempo todo, dizendo coisas como “se eu sair um minuto depois, consigo x ticks a mais e faço mais €!” - é tempo perdido em que não estás a prestar atenção ao mercado, privando-te de valiosa experiência de mercado! E é apenas pensamentos negativos. Precisas de ser o mais confiante possível.
Lembra-te sempre: antes do sucesso, precisas de falhar. Encara cada perda positivamente com o pensamento “Sim, perdi dinheiro, foi um trade mau, refletindo fiz x e y mal, próxima vez vou tentar e vou fazer isto de forma diferente”. Se disseres isto após um mau trade, sem dúvida que vais melhorar. Esta frase é basicamente o que penso que uma pessoa intuitiva repete inconscientemente sempre que um erro é cometido. Fugi um pouco sobre os pontos de saída, mas é importante que tenham conhecimento disto.
Ler mais