
Superando a NFT de Cristiano Ronaldo, a NFT de Erling Haaland foi comprada por 600 mil Euros.
O item digital de Haaland foi classificado como a NFT desportiva mais valiosa até ao momento. A NFT do ídolo do Borussia Dortmund foi vendida por R$ 3,6 milhões no último final de semana, conseguindo superar o valor da NFT de Cristiano Ronaldo, que tinha sido vendida por R$ 1,5 milhões. De facto, a empresa de NFT comercial, Sorare, já tinha afirmado que o item de Haaland "poderia ser o mais caro da história da plataforma".
Através dessa venda, a Sorare e a Bundesliga realizaram uma parceria forte para vender ativos digitais, algo que tem vindo a acontecer desde o mês de outubro de 2021. Apesar de Haaland estar presente nesse ambiente de NFT, não nos podemos esquecer outros jogadores da Bundesliga, como: Dominik Szoboszlai, Taiwo Awoniyi, Jamal Musiala, Florian Wirtz e Lukas Nmecha.
A Sorare Fantasy Game contabiliza diversos pontos da vida real para implementar nas NFTs. No caso de Haaland, a empresa observou a performance do jogador nos últimos tempos que incluiu na NFT do jogador. Sendo assim, há jogadores que podem ganhar de 0 a 100 pontos, mas isso depende muito de como jogam em campo. Por exemplo, há classificações de pontuações através de golos, assistências, cartões vermelhos e demais fatores que influenciam as suas classificações.
Além disso, os valores das NFTs podem oscilar, dependendo da raridade da carta ou do jogador. Assim, Robert Klein, o CEO da Bundesliga International, revelou que as NFTs são a tecnologia digital do futuro e não devem ser subestimadas, ainda mais no âmbito desportivo. O CEO destacou que: "As NFTs são a tecnologia digital do futuro e não podem ser subestimadas, especialmente no campo do desporto. Estou convencido de que esta cooperação entre a Bundesliga e a Sorare vai trazer muitos frutos."
Mercado de NFTs deve aumentar em 2022
Além disso, os especialistas ainda apontaram que até ao final desse ano cerca de quatro ou cinco milhões de pessoas de modalidades desportivas devem comprar ou receber itens relacionados com as NFTs. Sendo assim, haverá uma grande comercialização desses tokens não fungíveis no mercado, onde itens colecionáveis deverão aparecer com grande frequência.
É importante mencionar aqui que empresas do ramo dos desportes eletrónicos já se estão a movimentar em direção às NFTs. Por exemplo, a Ubisoft apresentou recentemente a Ubisoft Quartz. O anúncio da desenvolvedora de jogos salientou que a empresa irá incluir NFTs dentro do jogo Ghost Recon: Breakpoint e irá trazer itens exclusivos, chamados “Digits”.
A respeito disso, a Ubisoft pronunciou-se sobre a “blockchain Tezos”, que irá usar uma estratégia diferente do Bitcon ou do Ethereum: “Uma transação nesta rede usa a mesma quantidade de energia que a transmissão ao vivo de 30 segundos em vídeo, enquanto a geração anterior de redes de blockchain podem consumir a mesma energia necessária para um ano de streaming ininterrupto. O baixo índice de emissão de carbono significa que os nossos desenvolvedores e jogadores podem priorizar a inovação sem medo de comprometer a sustentabilidade.”