Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.
United States, the best promotions, bonuses and bookmakers available at:
Take these offers now!

Cristiano Ronaldo e o Euro 2021

Cristiano Ronaldo e o Euro 2021
Existe uma nuvem de dúvidas que paira na mente dos fãs: Será que Cristiano Ronaldo, um dos melhores jogadores do mundo e de Portugal, vai participar no Euro 2021?
por Academia   |   comentários 0
quinta, abril 30 2020

O que irá acontecer à lenda madeirense e o seu futuro no futebol?  Atualmente, com 35 anos, os seus números continuam impressionantes, nesta época concretizou 22 jogos, 1945 minutos na Série A, 21 golos e 3 assistências. Com estes números, a sua convocatória para o Europeu 2020, também o levariam para o Europeu em 2021. Mas a sua presença no Europeu não depende destes valores, mas sim da sua disponibilidade física.

O mundo atravessa uma situação difícil, uma guerra mundial contra um vírus, COVID-19. Esta pandemia que aparece todos os dias nas notícias desde Março de 2020 até aos dias de hoje, já causou um enorme prejuízo na economia mundial e no desporto. Esta é a principal razão que levou a FIFA a mudar a data do Europeu 2020 para 2021.

Isso será um mau sinal para jogadores em fase final de carreira, como Cristiano Ronaldo?

A pandemia está a paralisar o futebol, colocando em dúvida a continuação das carreiras dos grandes craques, como o Ronaldo, que é uma das pessoas que precisa muito que tudo volte à normalidade.

O que é certo, é que o jogador está a aproveitar a quarentena, concentrado no futuro e focado no presente. A única coisa que o completa é puder sorrir na companhia da sua cara metade Georgina, os seus filhos e família.

Embora, não esconda a saudade da sua profissão, como podemos ver nos treinos do Nacional da Madeira, onde o jogador esteve presente com o seu filho mais velho. Esta foi a primeira equipa portuguesa a voltar aos treinos durante este período caótico.

Ronaldo e os Europeus:

Tudo começou no Euro 2004, o jogador já fora contratado pelo Manchester United em 2003. Este foi o momento em que o jogador se lançou na sua carreira e mostrou a experiência adquirida em Inglaterra.  A velocidade, a técnica, a explosão, o remate com ambos os pés, o drible, a garra e a sua ambição mostram claramente aos adeptos de futebol que este tinha tudo para ser o melhor jogador do mundo. E assim foi, por várias vezes.

Nessa altura, partilhou o balneário com ídolos como Rui Costa e Luís Figo (que estavam em fase final da carreira). Assim foi o começo da história de Cristiano Ronaldo e foi aqui que mostrou todas as suas habilidades para ser o melhor de sempre.

O Europeu mais desejado por Cristiano:

Depois de muitas conquistas no Real Madrid, o seu principal foco foi o Europeu de 2016 em França, onde Portugal vence pela primeira vez o campeonato da Europa. Um feito nunca antes visto, mesmo após várias presenças na final. Venceram uma das melhores equipas do mundo e a anfitriã dessa competição, a França. Cristiano teve um impacto muito importante no processo, mas foi trabalho coletivo. Estavam todos em sincronização, o trabalho foi bem pensado, organizado e com uma estrutura sólida.

Cristiano Ronaldo saiu lesionado após embate com o francês Payet, foi um momento arrepiante, como podem ver no vídeo.


Creio que o jogador ainda não fechou as portas ao mundo do futebol, sabendo que fora disso,  sente-se concretizado e certamente irá ter outras oportunidades de continuar a dar História. Não só porque deixou uma marca muito grande no futebol, sendo o jogador que estatisticamente bateu quase todos os recordes que tinha que para bater e porque deixou claramente uma mensagem: “eu sou uma lenda”.


E a razão está aqui:

Números dos Ronaldo em 2017/18 pelo Real Madrid (última época):


- La Liga : 27 jogos concretizados, 26 golos e 5 assistências, foi substituído 7 vezes e marcou apenas 3 golos de penalty.
- Champions League: 13 jogos concretizados, 15 golos e 3 assistências, nunca foi substituído e marcou 4 golos de penalty.
- Mundial de Clubes : 2 jogos concretizados, 2 golos;
- Supertaça Europeia: 1 jogo apenas;
- Supercopa: 1 jogo e 1 golo.

Números do Ronaldo em 2018/19 pela Juventus (estreia na Série A):

- Série A: 31 jogos concretizados, 21 golos e 8 assistências, foi substituído por 2 vezes apenas e marcou 5 golos de penalty.
- Champions League: 9 jogos concretizados, 6 golos e 2 assistências, uma expulsão e 1 golo marcado de penalty.
- Coppa da Italia: 2 jogos.
- Supercopa da Itália: 1 jogo e 1 golo.

Números do Ronaldo em 2019/20 pela Juventus (segundo ano):

- Série A: 22 jogos concretizados, 21 golos e 3 assistências, foi apenas substituído apenas por 1 vez e marcou 7 golos de penalty.
- Champions League: 7 jogos concretizados e marcou 2 golos e 1 assistência, foi substituído por 1 vez
- Coppa Italia: 2 jogos e 2 golos, marcou apenas 1 golo de penalty.
- Supercopa da Itália: 1 jogo

A média de golos do jogador, por época, mantém-se numa consistência linear, o que é deveras impressionante. Manter o foco, a preocupação em treinar e não desleixar o corpo, também pode fazer com que o jogador dure mais tempo em alta competição.

Os seus números da seleção nacional também são gigantescos, nos últimos 6 jogos em 2019 (durante a fase de qualificação para o campeonato Europeu de 2020) marcou 11 golos em apenas 6 jogos. O que revela a sua importância para o nosso país, ter um jogador desta grandeza, a distribuir a sua experiência pelos mais novos e acima de tudo, transmitir uma mensagem como por exemplo, o Michael Jordan fez na sua última época pelos Chicago Bulls, uma espécie de “The Last Dance”.
 

cristianoronaldojordan


Ronaldo ainda não sabe quando irá terminar a sua carreira, como diz “o foco é no presente”. Mas o jogador é super interessado no seu corpo e continua sempre a treinar para atingir os seus objetivos e metas. É uma pessoa anormal para a maioria dos jogadores que atingem o seu pico de idade e estão em fase final de carreira. Ronaldo continua num dos melhores clubes italianos, Juventus, marca golos e continua a mostrar muito “show”.

Acredito que claramente será o seu último Europeu em 2021, o que é uma pena para nós, portugueses. Mas ao fechar este capítulo, dificilmente termos outro jogador português com características semelhantes ao grande Cristiano Ronaldo.

cristiano ronaldo, euro 2021