Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.
United States, the best promotions, bonuses and bookmakers available at:
Take these offers now!

Taça das Nações Africanas: conseguirá o Egito jogar com o fator casa?

Taça das Nações Africanas: conseguirá o Egito jogar com o fator casa?
Vinte e quatro equipas partem para a disputa da Taça das Nações Africanas, mas umas arrancam mais à frente que outras, no ranking dos favoritos. O Egito, claro, porque joga em casa, mas no ranking da FIFA, há outras seleções que partem à frente da turma de Mo Salah
por Academia   |   comentários 0
sexta, junho 21 2019

Ranking está contra os homens da casa

O Egito joga em casa, tem o melhor jogador africano no momento - Mo Salah -, mas será o maior favorito à conquista do troféu? Aos olhos dos adeptos que vão encher os estádios em tributo aos jogadores, sim, chegará à seleção egípcia contar com um dos melhores jogadores do mundo e… pouco mais?
 
Se o factor casa joga a favor do Egito, o ranking da FIFA conta uma história diferente no que toca ao favoritismo da equipa da casa. Na verdade, Salah e companhia estão apenas na posição 58 das contas da organização que rege o futebol mundial e há seis equipas presentes na Taça das Nações Africanas melhor colocados que os egípcios.
 
O Senegal, a primeira equipa africana na lista da FIFA, também está na lista da favoritas para conquistar a CAN. A seleção cotada na posição 22 de todas as equipas mundiais será, de um nível técnico, a seleção mais equilibrada. Conta com nomes como Koulibaly (Nápoles), Keita Baldé (Inter) e Sadio Mané (Liverpool) para darem peso a um plantel constituído inteiramente por jogadores “europeus”.
Logo a seguir aparece o conjunto do Gana, também repleto de jogadores experientes como Atsu, ex-FC Porto e que tem estado em bom plano no Newcastle, ou Jordan Ayew, do Crystal Palace, sem esquecer o médio do Inter, Asamoah. E, claro, a Tunísia ou a Nigéria, bem colocados no ranking da FIFA (posição 25 e 45 respectivamente), também não podem ser deixadas de lado.
 
Assim se vê que o Egito tem obstáculos sérios pela frente na tarefa de tentar conquistar o troféu africano em casa. Salah é um trunfo, parece mesmo uma das duas cartas fortes no baralho egípcio, onde aparece ainda Hassan, atual avançado do Olympiacos (15 golos em 32 jogos), com passagem por Rio Ave e Braga nos últimos anos.
 

Angola e Guiné-Bissau contam por baixo

Com ligação direta a Portugal estão duas equipas com enorme continente luso. São 16 jogadores distribuídos por Angola (5) e Guiné-Bissau (11) que tentarão afastar estas duas seleções dos piores lugares na competição. No ranking da FIFA, entre as nações apuradas para a Taça Africana, apenas o Burundi (posição 134) apresenta um registo pior que os de Angola e Guiné-Bissau.
A ambas as seleções, pouco mais se pedirá além de tentarem fugir ao último lugar dos respectivos grupos. Angola tem como adversários Mali, Tunísia e Mauritânia, enquanto a Guiné-Bissau defronta os Camarões, Gana e Benin.

Análises e previsões na Taça das Nações Africanas
 

 
Créditos da imagem: imago images / ZUMA Press
 
can África, taça das nações africanas