Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.
United States, the best promotions, bonuses and bookmakers available at:
Take these offers now!

As divisões de peso do UFC

As divisões de peso do UFC

O UFC reconhece 8 categorias de peso masculino e 4 categorias de peso feminino.

Os lutadores só podem competir na sua categoria de peso, e, para mudar de categoria, têm de ganhar ou perder peso, o que leva muitas vezes a perder rapidez ou perder força.

por Academia   |   comentários 0
quarta, março 20 2019

O UFC iniciou sem divisões de peso, onde por exemplo, o brasileiro Royce Gracie enfrentava adversários que eram 30 kg mais pesados. Além disto, o combate não tinha rounds ou luvas e quase não tinha regras, por isto foi por muito tempo chamado de “Vale-Tudo”. Com o passar dos anos, este desporto popularizou-se e foi ganhando regras, chegando ao alto nível de hoje. Uma das principais mudanças foi no peso dos lutadores, onde a organização criou categorias.

Vê quais as melhores casas de apostas para apostar em UFC!


 

Em todos os eventos do UFC, há combates de diferentes pesos, portanto, este artigo tem o objetivo de mostrar as diferenças destas categorias e quais os principais lutadores que participam nelas.
 

Classes de peso UFC Masculino

Brock-Lesnar-ufc

Peso Pesado (de 94 até 120,2Kg)

Esta é a categoria onde pertencem os lutadores de maior peso, onde muitos combates não chegam ao último round, devido à grande força dos atletas. Assim, é normal o combate acabar com poucos golpes. O atual campeão é Daniel Cormier, porém a categoria ainda conta com nomes como Fabricio Werdum, Cain Velasquez, Alistair Overeem, Junior dos Santos (Cigano), Mark Hunt, Minotauro, Andrei Arlovski, Travis Browne, entre outros.

Peso Meio-Pesado (de 85 até 93Kg)

Esta categoria já contou com grandes nomes do MMA, sendo que o primeiro campeão foi Shamrock, no ano de 1997. Em seguida, o campeão foi Tito Ortiz , além de Randy Couture, Vitor Belfort, Chuck Lidell, Quinton Jackson, Forrest Griffin, Rashad Evans, Lyoto Machida, Shogun e Jon Jones. Este último, fez história nesta categoria, porque defendeu o cinturão por oito vezes, vencendo a maioria dos combates com grande facilidade e tornando-se um forte nome no UFC. Porém, alguns problemas pessoais acabaram por prejudicar a sua carreira. Depois disto, Daniel Cormier tornou-se campeão, mas foi Jon Jones campeão no ano de 2018.

Peso Médio (de 78 até 84Kg)

Esta é talvez a divisão mais famosa do UFC e, isto acontece, devido à grande popularidade que Anderson Silva trouxe à organização, atraindo os olhares do mundo para este desporto. O brasileiro é considerado por muitos o maior lutador de MMA de todos os tempos, tendo feito apresentações fantásticas, as quais realmente surpreenderam a todos, tendo em vista que Anderson Silva mostrava uma superioridade fora do comum, vencendo os adversários de uma forma excepcional. Apesar de toda esta linda história, a categoria de Peso Médio sofreu uma das maiores tristezas do UFC, já que Anderson Silva se lesionou gravemente, partindo a perna, no combate contra Chris Weidman. Assim, o cinturão ainda ficou com Chris Weidman e, em seguida, com Luke Rockhold, mas atualmente o campeão é Robert Whittaker. Com certeza esta categoria sente saudades do domínio de Anderson Silva, e atualmente procura um grande campeão que consiga manter o cinturão em muitos combates e também fazer história na organização.

Peso Meio-Médio (de 71 até 77Kg)

Esta categoria de Peso Meio-Médio também já teve um lutador que fez história e, desde a sua saída, ninguém conseguiu fazer algo igual. Este lutador é Georges St. Pierre, o qual defendeu o cinturão por nove vezes. A sua última vitória foi no combate diante de Johny Hendricks, depois disto reformou-se. Assim, o cinturão foi conquistado por outros três lutadores, mas o que é facto é que a categoria ainda procura um grande nome, tendo em vista que em toda a história já teve campeões como Matt Hughes e B.J. Penn.

Peso Leve (de 67 até 70Kg)

Esta categoria ficou mais conhecida depois da entrada de Conor McGregor, que chegou do Peso Pena. Historicamente, quem conseguiu mais defesas de cinturão foram B. J. Penn, Frank Edgar e Ben Henderson (todos com três defesas). Depois disto, Anthony Pettis, Rafael dos Anjos e Eddie Alvarez defenderam o cinturão apenas uma vez. Agora o campeão é Khabib Nurmagomedov

Peso Pena (de 62 a 66Kg)

O maior nome desta categoria é Jose Aldo, o qual defendeu o cinturão por sete vezes, porém foi derrotado por Conor McGregor. O combate foi rápido, após McGregor acertar um belo soco. Depois disto, McGregor trocou de categoria e Jose Aldo voltou a ser o campeão. Além disto, a categoria Peso Pena é a preferida de muitos fãs do UFC, já que normalmente os combates são longos (diferente do Peso Pesado onde os lutadores são muito fortes e os combates acabam rápido demais) e os lutadores possuem grande técnica, golpeando e sendo golpeados, deixando o público realmente empolgado.

Peso Galo (57 a 61Kg)

Esta categoria já não é dominada por Dominick Cruz - o primeiro campeão. Perdeu o cinturão por se ter lesionado e ficado ausente do UFC por dois anos. Assim, o brasileiro Renan Barão tornou-se campeão, mas chegou a perder o cinturão no combate contra TJ Dillashaw. Neste período, Dominick Cruz recuperou totalmente da sua lesão, voltando a competir e recuperando o cinturão.

Peso Mosca (até 57Kg)

O americano Demetrious Johnson tem escrito uma excelente história no UFC, uma vez que defende o cinturão por nove vezes. No entanto, o atual campeão é Henry Cejudo.
 

UFC-Champs-by-weight-class

Classes de peso UFC Feminino

Peso Pena Feminino (de 62 até 66Kg)

Já foram encontradas 3 campeãs nesta categoria. A atual é Amanda Nunes, que lutou contra Cris Cyborg.

miesha-tate-ufc

Peso Galo Feminino (de 53 até 61Kg)

No dia 23/02/2013, o UFC realizou a primeira luta envolvendo mulheres - o combate foi entre Ronda Rousey X Liz Carmouche. Para a alegria da organização, o público gostou e esta categoria tornou-se um sucesso, com um grande domínio de Ronda Rousey, a qual venceu as seis primeiras lutas, mostrando uma superioridade muito grande nos combates. Porém, foi surpreendentemente derrotada por Holly Holm, a qual logo em sua primeira defesa de cinturão, foi derrotada por Miesha Tate. Em seguida, a brasileira Amanda Nunes venceu Miesha, tornando-se a primeira mulher brasileira a ser campeã do UFC.

Peso Mosca Feminino (até 56Kg)

O título inaugural foi entregue a Nicco Montaño que venceu a Roxanne Modafferi na final do "The ultimate Fighter: A New World Champion Finale". A atual campeã é da Rússia - Valentina Shevchenko.

Peso Palha Feminino (até 52Kg)

Esta categoria é menos conhecida porque não teve um grande destaque, como foi o caso das lutas de Ronda Rousey no Pelo Galo. Até ao momento, existiram três campeãs: a primeira foi a americana Carla Esparza, seguida da Joanna Jedrzejczyk, que já defendeu o título em quatro combates. No entanto, a atual campeã é americana - Rose Namajunas.


Agora já tens uma visão mais completa a respeito das categorias do UFC, por isso não tens desculpas para não conseguires acompanhar os eventos e entender melhor os vários combates e a diferença de peso!

divisões de peso, peso leve, peso pena, peso pesado, ufc

Comentário (0)