Tottenham Hotspur e Ajax enfrentam‑se , num jogo para esta fase da UEFA Champions League (Meias‑finais). Não há registo de confrontos diretos anteriores entre estas duas equipas, pelo que este será o seu primeiro confronto. É necessário analisar com atenção especial a condição casa/fora, pois o Tottenham Hotspur apresenta resultados diferentes em casa e fora.
Análise do Tottenham Hotspur
Para chegar a esta fase da UEFA Champions League (Meias‑finais), a equipa da casa teve de eliminar: Manchester City e Borussia Dortmund. Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 1 empate e 8 derrotas como visitante, com 29 golos marcados e 21 sofridos; contra 11 vitórias, 1 empate e 3 derrotas no seu estádio, com 26 golos marcados e 8 sofridos. A equipa chega a este encontro depois de uma derrota em casa com o West Ham United por (0‑1). Nos últimos 5 jogos que disputou em casa para a UEFA Champions League, o Tottenham Hotspur ganhou 4 e perdeu 1.
Para esta competição, regista uma sequência de 4 vitórias nos últimos jogos em casa. O seu ataque tem marcado com grande regularidade, já que marcou sempre pelo menos um golo nos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para haver poucos golos, já que 12 dos últimos 28 que disputou terminaram com Menos de 1,5 golos. Nos 10 jogos que disputou nesta prova, apenas conseguiu 1 reviravolta nos 5 jogos em que sofreu o primeiro golo. Há 2 períodos em destaque nos últimos 20 encontros disputados em casa para todas as competições: marcou 15 dos seus 35 golos entre os minutos (76'‑90'); sofreu 5 dos seus 12 golos entre os minutos (76'‑90').
O Tottenham parte para este jogo com um desaire, por 0-1, na receção ao West Ham, em jogo a contar para o campeonato inglês. Destacamos que os londrinos ultrapassaram o Manchester City na última eliminatória da Liga dos Campeões. Nesta primeira mão frente ao Ajax, o treinador Mauricio Pochettino deverá entrar em campo com uma estratégia mais cautelosa, explorando apenas o contragolpe: Lucas Moura é um jogador muito competente na transição ofensiva. Por outro lado, Harry Kane é o melhor marcador do Tottenham nesta competição com 5 golos autografados, contudo, continua ausente dos convocados devido a lesão. Importa frisar que os ingleses demonstram mais concentração nos últimos 15’ nos jogos dentro de portas, visto que marcaram 6 golos e concederam apenas 1 tento. Além do atleta mencionado anteriormente, o técnico não pode contar com Son Heung-Min, suspenso, além de Aurier e Winks, ambos lesionados.
Análise do Ajax
Para chegar a esta fase da UEFA Champions League (Meias‑finais), a equipa visitante teve de eliminar: Juventus e Real Madrid. Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 11 vitórias, 1 empate e 3 derrotas como visitante, com um total de 39 golos marcados e 17 sofridos; contra 11 vitórias, 3 empates e 1 derrota no seu estádio, com um total de 57 golos marcados e 18 sofridos. A equipa chega a este encontro depois de uma vitória em casa com o Vitesse por (4‑2). Nos últimos 8 jogos que disputou fora para a UEFA Champions League, o Ajax ganhou 4 e empatou 4.
Para esta competição, não perde como visitante há 8 jogos. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com grande regularidade, já que marcou sempre pelo menos um golo nos últimos 10 jogos para esta competição. Há uma tendência para haver golos nos seus jogos fora, pois 7 dos últimos 8 encontros que disputou para esta competição terminaram com Mais de 1,5 golos. Em 16 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 6 vezes e apenas conseguiu 1 reviravolta.
A turma do Ajax parte para este jogo com um triunfo, por 4-2, na receção ao Vitesse, em jogo a contar para o campeonato holandês. Importa frisar que o clube visitante eliminou a Juventus nos quartos-de-finais da Liga dos Campeões. Apesar de jogar no terreno do adversário, o treinador Erik tem Hag deverá privilegiar a manutenção da posse de bola e os ataques posicionais: Donny van de Beek será o maestro da equipa, sendo este responsável por organizar e criar o processo ofensivo. Por outro lado, o sérvio Dusan Tadic é o melhor marcador do Ajax na Liga dos Campeões com 6 golos apontados. O Ajax tem mostrado um futebol de grande qualidade ofensiva, mesmo fora de portas, imagem disso é a media de 1,88 golos marcados por jogo. Todo o plantel está disponível para este jogo.
Sugestão de Aposta:
Num jogo em que a posse de bola poderá decidir o rumo desta partida. O conjunto do Ajax atravessa por uma fase muito positiva da temporada, no geral, e usufrui de um plantel superior ao adversário, ou seja, espera-se que domine e detenha de boas chances para fazer golos. No entanto, o ponto forte do Tottenham está no contra-ataque, transição em que deverá criar perigo. Desta forma, achamos muito interessante apostar a favor dos golos neste desafio.