Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.
United States, the best promotions, bonuses and bookmakers available at:
Take these offers now!

Tópico: Como calcular a odd justa no Lay ?  (Lida 1203 vezes)

Offline Pedro Durães

  • Mensagens: 42
Como calcular a odd justa no Lay ?
« em: Agosto 26, 2020, 12:52 »
Boas pessoal

Ando aqui a dar a volta à cabeça e desde já peço desculpa pela ignorância mas como é que eu calculo a odd justa no Lay ?

No Back é facil
Imaginemos que eu acho que o Porto tem 60% probabilidade de ganhar, seria:

1/0.6 = 1.66    --- > a odd justa seria 1.66


Mas e no lay ?

Sendo que a probabilidade do Lay seria 40 % , uma vez que o Back ao Porto é de 60% desde logo o Lay é de 40%

Como é que se calcula uma odd Lay com probabilidade de 40% ?

 (tonto)


Offline alfabeto

  • Mensagens: 634
Re: Como calcular a odd justa no Lay ?
« Responder #2 em: Agosto 26, 2020, 17:29 »
Boas pessoal

Ando aqui a dar a volta à cabeça e desde já peço desculpa pela ignorância mas como é que eu calculo a odd justa no Lay ?

No Back é facil
Imaginemos que eu acho que o Porto tem 60% probabilidade de ganhar, seria:

1/0.6 = 1.66    --- > a odd justa seria 1.66


Mas e no lay ?

Sendo que a probabilidade do Lay seria 40 % , uma vez que o Back ao Porto é de 60% desde logo o Lay é de 40%

Como é que se calcula uma odd Lay com probabilidade de 40% ?

 (tonto)

Então, se Back e Lay são acontecimentos contrários, a soma das suas respetivas probabilidades é 100%.
Ora, o processo é o mesmo: Odd Lay = 1/P(Lay)
No caso que referes, a odd Lay é 1/0.4 = 2.5

Se revertermos a situação para verificar que a soma destas duas probabilidades é igual a 1 (ou 100%), temos:
1/odd Back + 1/odd Lay = 1/1.66 + 1/2.5 = 1. Na verdade, neste caso não dá exactamente 1, pois a odd 1.66 está arredondada às centésimas. Mas já agora, devia ser 1.67 :P
« Última modificação: Agosto 26, 2020, 17:44 por alfabeto »

Offline Pedro Durães

  • Mensagens: 42
Re: Como calcular a odd justa no Lay ?
« Responder #3 em: Agosto 26, 2020, 18:17 »
Boas pessoal

Ando aqui a dar a volta à cabeça e desde já peço desculpa pela ignorância mas como é que eu calculo a odd justa no Lay ?

No Back é facil
Imaginemos que eu acho que o Porto tem 60% probabilidade de ganhar, seria:

1/0.6 = 1.66    --- > a odd justa seria 1.66


Mas e no lay ?

Sendo que a probabilidade do Lay seria 40 % , uma vez que o Back ao Porto é de 60% desde logo o Lay é de 40%

Como é que se calcula uma odd Lay com probabilidade de 40% ?

 (tonto)

Então, se Back e Lay são acontecimentos contrários, a soma das suas respetivas probabilidades é 100%.
Ora, o processo é o mesmo: Odd Lay = 1/P(Lay)
No caso que referes, a odd Lay é 1/0.4 = 2.5

Se revertermos a situação para verificar que a soma destas duas probabilidades é igual a 1 (ou 100%), temos:
1/odd Back + 1/odd Lay = 1/1.66 + 1/2.5 = 1. Na verdade, neste caso não dá exactamente 1, pois a odd 1.66 está arredondada às centésimas. Mas já agora, devia ser 1.67 :P

Boas

Compreendo mas não sei se entendo  (lol)

Verifiquemos o seguinte caso

Gil Vicente -->  Back 5.0  -  5.1 Lay

Imaginemos que essas são as odds em jogo

Ora 1/5 = 0.2   ----> 20 % ( probabilidade de vitória do Gil Vicente )

Se fizéssemos o mesmo raciocínio para o Lay

1/5.1 = 0.19 -----> 19 %

Ora se eu acredito que o Back é de 20 %  e sendo acontecimentos contrários a soma das suas respectivas probabilidades tem que ser 100 %

O que não é o caso somando apenas os 20% + os 19%

Então para encontrar probabilidade do resultado Lay,  que a odd Lay me traduz,  eu tenho que subtrair a 1 o resultado de 1/odd

Exemplo Lay 5.1 :

Probabilidade = 1 - (1/5.1)
                       = 1 - 0.2
                       = 0.8            ou seja 80 %

A probabilidade da odd Lay 5.1 é na realidade 80%, ou seja, não basta apenas a simples divisão 1/odd para encontrar a real probabilidade do Lay .


A minha duvida nisto tudo é:

Imaginando que eu estou a ver o jogo , e ao minuto 75'  eu estimo que a probabilidade do Lay ao Gil Vicente é de por exemplo 90 %

Nesse caso, tendo esse percentagem na minha cabeça , como é que eu encontro o valor da odd Lay  ?

É essa conta que não sei fazer.


Desculpa esta neurose , mas desde já agradeço qualquer ajuda  (balón)  (dah)
                   

Offline alfabeto

  • Mensagens: 634
Re: Como calcular a odd justa no Lay ?
« Responder #4 em: Agosto 26, 2020, 21:17 »
...
1/5.1 = 0.19 -----> 19 %

Ora se eu acredito que o Back é de 20 %  e sendo acontecimentos contrários a soma das suas respectivas probabilidades tem que ser 100 %

O que não é o caso somando apenas os 20% + os 19%

...

Em Lay não podes fazer isso de forma directa, pq é o acontecimento contrário de Back.
O que tens de fazer 1º é determinar a probabilidade Back e subtrair essa probabilidade a 1.
E para encontrares a respectiva odd Lay, que na prática é uma "Back fictícia", é só fazeres 1/P(Lay) ou 1/(1-P(Back))

Se reparares no post q o Sardinha indicou, o exemplo que vem lá, apesar de ser determinado por outra fórmula, dá o mesmo resultado.
P(ganhar) = 75%, logo, de não ganhar 25% (Lay)

Portanto, como são acontecimentos contrários, P(Lay) = 1/0.25 = 4, como se constata em anexo.  ;)
Mais do que isto não consigo ajudar. Ou então continuo sem perceber a tua dúvida...

Offline alfabeto

  • Mensagens: 634
Re: Como calcular a odd justa no Lay ?
« Responder #5 em: Agosto 26, 2020, 21:21 »
...

Imaginando que eu estou a ver o jogo , e ao minuto 75'  eu estimo que a probabilidade do Lay ao Gil Vicente é de por exemplo 90 %

Nesse caso, tendo esse percentagem na minha cabeça , como é que eu encontro o valor da odd Lay  ?

É essa conta que não sei fazer.


Desculpa esta neurose , mas desde já agradeço qualquer ajuda  (balón)  (dah)
                 

Então... é só fazer 1/P(Lay) = 1,(11). Pois no mercado contrário, corresponde ao Back do adversário vencer.

PS: Mas é claro que no mercado Lay, terá de estar pelo menos 1 tick acima, dado que em cada aposta, as odds Lay são sempre superiores à odds Back.
« Última modificação: Agosto 26, 2020, 21:31 por alfabeto »

Offline Pedro Durães

  • Mensagens: 42
Re: Como calcular a odd justa no Lay ?
« Responder #6 em: Agosto 27, 2020, 12:29 »
Boas Alfabeto

Parece tudo demasiado simples, eu é que se calhar tenho a mania de complicar


Verifiquemos só o seguinte jogo que alás acontece amanhã

                        Back              Lay
Lyon                  1.34               1.35

Dijon                  11                  12

The Draw            5.9                 6.0

Ora, aqui o que o mercado me está a dizer é que acredita que a probabilidade do Lyon ganhar é de 74%  - 1/1.34 = 0.74

O que o mercado também esta a dizer é que acredita que o Lay ao Lyon é de 26%  P Lay = 1- 1/odd
                                                                                                                         P Lay = 1- 1/1.36
                                                                                                                         P Lay = 1 - 0,74
                                                                                                                         P Lay = (0.26)  26 %


No entanto imaginemos que eu considero que o Lay ao Lyon não é de 26 % mas antes de 40 %

Ora assim sendo considero que a Odd Lay ao Lyon está desajustada.

Considerando que a Lay ao Lyon é de 0.4 ( 40% ) - então a odd justa ao Lyon deveria ser 2.5  ( 1/04 )

OU seja, em vez de aparecer odd Lay 1.35 como aparece no exemplo inicial deste post a odd justa que deveria aparecer no mercado seria 2.5.


Está correcto este raciocínio ?




Pequena nota:
Este conceito de odd de valor vs. odd justa no lay é me difícil interiorizar porque a odd back é um multiplicador de lucro ( 100 x 1.5 = 150  ( 50 € de lucro ) enquanto que a odd Lay é um multiplicador de responsabilidade 100 x 1.5 = 150 ( 100 € de responsabilidade ) dai pensar que o calculo da odd justa no lay deveria ser mais complexo do que simplesmente calcular a probabilidade do Lay acontecer e fazer 1 a dividir por essa probabilidade para encontrar a odd justa.


Quer me parecer que para ter esperança de ter algum sucesso nisto ou domino de forma clara e sem dúvidas estes conceitos ou mais me vale dedicar à pesca da truta  :D


Desde já o meu obrigado pelo teu contributo.

Abraço

 



...

Imaginando que eu estou a ver o jogo , e ao minuto 75'  eu estimo que a probabilidade do Lay ao Gil Vicente é de por exemplo 90 %

Nesse caso, tendo esse percentagem na minha cabeça , como é que eu encontro o valor da odd Lay  ?

É essa conta que não sei fazer.


Desculpa esta neurose , mas desde já agradeço qualquer ajuda  (balón)  (dah)
                 

Então... é só fazer 1/P(Lay) = 1,(11). Pois no mercado contrário, corresponde ao Back do adversário vencer.

PS: Mas é claro que no mercado Lay, terá de estar pelo menos 1 tick acima, dado que em cada aposta, as odds Lay são sempre superiores à odds Back.

Offline alfabeto

  • Mensagens: 634
Re: Como calcular a odd justa no Lay ?
« Responder #7 em: Agosto 27, 2020, 21:48 »
Boas Alfabeto

Parece tudo demasiado simples, eu é que se calhar tenho a mania de complicar


Verifiquemos só o seguinte jogo que alás acontece amanhã

                        Back              Lay
Lyon                  1.34               1.35

Dijon                  11                  12

The Draw            5.9                 6.0

Ora, aqui o que o mercado me está a dizer é que acredita que a probabilidade do Lyon ganhar é de 74%  - 1/1.34 = 0.74

O que o mercado também esta a dizer é que acredita que o Lay ao Lyon é de 26%  P Lay = 1- 1/odd
                                                                                                                         P Lay = 1- 1/1.36
                                                                                                                         P Lay = 1 - 0,74
                                                                                                                         P Lay = (0.26)  26 %


No entanto imaginemos que eu considero que o Lay ao Lyon não é de 26 % mas antes de 40 %

Ora assim sendo considero que a Odd Lay ao Lyon está desajustada.

Considerando que a Lay ao Lyon é de 0.4 ( 40% ) - então a odd justa ao Lyon deveria ser 2.5  ( 1/04 )

OU seja, em vez de aparecer odd Lay 1.35 como aparece no exemplo inicial deste post a odd justa que deveria aparecer no mercado seria 2.5.


Está correcto este raciocínio ?




---

Sim, é isso mesmo!
O que no caso, como consideraste a odd back fictícia justa INFERIOR à odd back fictícia que o mercado oferece (2.5 contra 3.85), a estratégia será a de apostar Lay, porque o mercado está a oferecer-te um risco bem menor.
Isto se for mesmo tua intenção de apostar assim, claro. A última decisão cabe sempre ao apostador, como sabes :)
« Última modificação: Agosto 27, 2020, 22:08 por alfabeto »

Offline alfabeto

  • Mensagens: 634
Re: Como calcular a odd justa no Lay ?
« Responder #8 em: Agosto 27, 2020, 21:57 »
...

Pequena nota:
Este conceito de odd de valor vs. odd justa no lay é me difícil interiorizar porque a odd back é um multiplicador de lucro ( 100 x 1.5 = 150  ( 50 € de lucro ) enquanto que a odd Lay é um multiplicador de responsabilidade 100 x 1.5 = 150 ( 100 € de responsabilidade ) dai pensar que o calculo da odd justa no lay deveria ser mais complexo do que simplesmente calcular a probabilidade do Lay acontecer e fazer 1 a dividir por essa probabilidade para encontrar a odd justa.


Quer me parecer que para ter esperança de ter algum sucesso nisto ou domino de forma clara e sem dúvidas estes conceitos ou mais me vale dedicar à pesca da truta  :D


Desde já o meu obrigado pelo teu contributo.

Abraço


Nop, desde que tenhas SEMPRE presente que a probabilidade LAY é complementar da probabilidade BACK.^
Por isso, parece-me ser mais simples tentarmos encontrar a odd justa de BACK - ou seja, do acontecimento X ocorrer -  e depois subtrair essa probabilidade a 1, para depois determinarmos facilmente a odd justa LAY = 1/P(Lay)

Agora, o problema que tu tens em encontrar a odd justa é o de TODA a gente!! Quem for bom a determinar isso, será certamente melhor apostador :)
Dps é tudo uma questão de inteligência emocional e não deitar tudo a perder só porque determinada aposta não correu bem.
Acho q são estes 2 aspectos os fundamentais para fazer a diferença no sucesso ou insucesso nas apostas.
Sendo que no Exchange temos sempre mais ferramentas/estratégias ao nosso dispor, para potenciar o sucesso e/ou diminuir perdas.

Offline Pedro Durães

  • Mensagens: 42
Re: Como calcular a odd justa no Lay ?
« Responder #9 em: Agosto 28, 2020, 00:44 »
Impecável Alfa. Finalmente compreendi isto , levei 3 dias a processar o neurónio . Já há muito que não me metia nestas lides e pegar assim de novo nestes conceitos pede alguma ginástica mental. Mas sou teimoso  :P enquanto não aprendo não desisto. Obrigado pela tua ajuda. Boas apostas  (y)

Offline alfabeto

  • Mensagens: 634
Re: Como calcular a odd justa no Lay ?
« Responder #10 em: Agosto 28, 2020, 02:38 »
De nada!
Ainda assim, como em cada selecção tens sempre Back e Lay, nem sequer precisas de ir procurar a odd back fictícia (qdo se converte a respetiva Lay em Back).

Basta só ver se a odd Back está ou não ajustada com a odd que consideras justa.
No exemplo que deste, basta pensar assim:
Se a tua odd justa for superior ao back q o mercado oferece, então deves apostar LAY (contra)
Inversamente, se a tua odd justa for inferior ao back que o mercado oferece, então deves apostar BACK (a favor).

Por acaso acho q a odd back @1.34 está subavaliada, mesmo que o mais natural seja o Lyon vencer.
Digo isto pq eles devem estar moralmente em baixo por terem estado tão perto da final da CL, com jogos de elevada dificuldade/exigência física e por outro lado já não vencem o Dijon em casa há 3 jogos consecutivos.
E com o estádio vazio, ou redução drástica de público a apoiar, ainda tornará mais complicada a vitória.
Para mim, numa aposta simples pré-live, só uma odd igual ou superior a 1.50 é que me faria ponderar apostar a favor da vitória do Lyon.
« Última modificação: Agosto 28, 2020, 02:43 por alfabeto »