Primeiro agradecer ao pjbfs por ter partilhado isto connosco. Depois agradecer ao Dr Adolfo a amabilidade de responder com grande detalhe a algumas das nossas duvidas. Não é qualquer politico que tem esta abertura e esta disponibilidade! Mérito para ele.
Mas, mas...é precisamente isto que me preocupa. Os membros do governo conquistaram claramente a simpatia dos dirigentes da ANAon. E percebe-se porquê! Mas baixaram a guarda e isso não me parece positivo. A mesma atitude que muitos membros do forum tiveram quando leram o Dr Adolfo. É a reacção natural de quem espera uma atitude sobranceira e é desarmado pela simpatia de quem nada esperam. O superar das expectativas é uma arma psicológica brutal.
Sim, há aspectos muito positivos na nova Lei. Sim, há abertura e interesse em ouvir as partes interessadas. Sim, se a esquerdalha extrema pegasse nisto, era proibição e atitude persecutória, condenando a prisão efectiva quem metesse 5 euros numa multipla de um bookie russo. Mas esta é a tipica atitude tuga...querendo demonstrar o valor de alguma coisa, faz-se sempre a comparação por baixo com quem está ou faz ainda pior. "Olha que ali é que é mesmo mesmo mau...olha que aquele ainda é pior! Olhe que vc é amputado de uma perna, mas não se queixe, que o Joaquim coitadinho, é paraplegico até ao pescoço. Bola para a frente e contente!"
Eu não me contento com o "menos mal!". Comparemo-nos neste aspecto com Inglaterra ou com a Dinamarca! Não vamos buscar a França, Grécia ou Turquia! Mais! Ao legislarmos depois da maioria dos paises da Europa, deveria ter existido mais visão, aprendendo com os erros já cometidos. Eu não duvido das boas intenções do Dr Adolfo, depois de o ler (ao contrário de quem desconfia de tudo), mas eu foco-me nos aspectos práticos. Vamos ser pragmáticos:
TAXA 8-16%
1-a taxa de 8-16%. Isto elimina tudo de bom o que a Lei tem. TUDO! Ninguem vai ganhar dinheiro com apostas em Portugal com as odds que as casas vão praticar(ou comissões, ou cobrança por depositos e levantamentos), para recuperar o previsivel prejuizo. Não vale a pena discutir mais nada de positivo quando é um FACTO, repito: NINGUEM VAI GANHAR DINHEIRO COM APOSTAS EM PORTUGAL (a longo prazo claro)
De que vale não pagarmos impostos? Não há lucros para taxar...De que vale sermos protegidos? Protegidos de quê. De nos limitarem se formos considerados apostadores vencedores? Não irá haver apostadores vencedores para limitar...
Quem pensa o contrário, só pode ser alguem que ainda não entendeu o mecanismo disto. Falo mais como punter, é certo. No trading, não tenho conhecimentos suficientes para avaliar, mas tambem me parece que não vai ser fácil. Vamos ver o que a Betfair vai aplicar que penalize o apostador, se realmente o trading entrar em menos de 1 ano, como o PR parece convencido.
O que alega o Dr Adolfo, o que alegam na ANAon, é que a todos parece que a lei irá ser ajustada, mais favoravelmente aos apostadores no futuro. E que esta taxa não se manterá. Será?
Ora então, partindo deste FACTO, há duas situações possiveis:
A) 2 ou 3 casas pedem licença. As que entram, vêm com odds ridiculas. Rapidamente, o apostador ludico perderá dinheiro e desiste de apostar. Os apostadores experientes recusam-se obviamente a apostar nestas odds. A lei revela ser um gigantesco fracasso. Pouco volume, poucas receitas para o Estado. Os clubes de futebol percebem que nada dali virá. Pressão. MUDANÇA DE LEI, mais favorável para as casas, permitindo a estas, não praticarem penalizações para o apostador. TODOS FELIZES, soe o hino da alegria.
B)2 ou 3 casas pedem licença. As que entram, vêm com odds ridiculas. Mas, o tonhó do apostador ludico em vez de raspar, passa a teclar. Aumento exponencial do numero de apostadores, agora na legalidade, já sem receio que lhes entre na sala de estar um GOE de arma em punho enquanto colocam 10 euros no Benfica.
Burros, perdem dinheiro. Acefalos, tentam recuperá-lo. Asininos, viciam-se! A publicidade penetra com furia os 3 neuronios. E vão rever no youtube os ferraris do Paulo Rebelo e sonham que um dia lá chegarão. A Santa Casa esfrega as mãos. Não paga imposto e consegue no meio do dantesco mercado de odds, superiorizar-se aos outros. Ainda assim, insuficiente, e com uma variedade de oferta muito limitada, impossibilitando aos bons punters vingar. O governo maravilhado. Há receitas, a Santa Casa posiciona-se na frente, esta lei foi um sucesso. PARA QUÊ MUDAR?
Ora é aqui que tudo se decide. É por isto que eu venho alertando, que a ANAon deveria acima de tudo preocupar-se em passar a mensagem SE VAI APOSTAR, VAI PERDER DINHEIRO. Porque os apostadores ludicos, os novos apostadores que aí vêm, são eles que irão decidir TUDO! Precisamos desesperadamente que esta Lei prove ser um FRACASSO! Com poucas receitas para o Estado. É a unica forma de os fazer repensar.
E o que mais me preocupou nas sessões de esclarecimento, foi o desvalorizar da situação por parte do PR. Sim, vamos poder continuar a apostar em Portugal. Sim, poderá chegar um dia o trading. Mas E LUCROS??? E aqui entra uma frase do PR que era mais ou menos isto "pretende-se que seja acima de tudo uma actividade ludica"...qualquer coisa do genero, ouvi lá numa das sessões. Pois, é facil falar assim, quando já se têm os cofres cheios...mas uma coisa garanto. Nem 1% dos apostadores entraria em jogo, se não pensasse que um dia iria ter retornos! Por divertimento?? Divertido, é ir às...
E o Bruno(que muito respeito) com aquela de "não é o fim do mundo, dois braços, duas pernas, sejam positivos, procurem outros negocios, outras oportunidades"...eh pa, por amor de deus. Na verdade, isto poderia ser aplicado a TUDO.
O quê, foram despedidos da vossa empresa. Não é o fim do mundo. Oportunidades bla bla, emigrem.
O quê, o vosso salário passou de 1000 euros para 300 euros, sem horario completo? Não é o fim do mundo, Oportunidades bla bla
O quê rapazinhos menores do Bangladesh, o vosso patrão faz-vos trabalhar 18 horas por dia e vcs dormem nas instalações com condições infra-humanas. Não é o fim do mundo. Procurem outro emprego, oportunidades bla bla.
Reparem. Eu não duvido que o Dr Adolfo tem boas intenções. Eu não duvido que o Paulo Rebelo tem boas intenções e fez tudo o que ele acha ser possivel. Mas os dirigentes da ANAon, estão neste momento numa encruzilhada. Por um lado, sentem que trairão a confiança daqueles que ouviram e aceitaram muitas das suas posições. Nutrem obvia simpatia por eles. Adoptaram a posição expectante, sem acção, porque acham que terão mais a perder do que a ganhar se se mexerem.
Mas o unico facto que permanece é este. Se a Lei não for um fracasso, jamais haverá recuo. E a ANAon deveria fazer tudo ao seu alcance para que a Lei nestes moldes, seja um fracasso! Essa deveria ser a principal preocupação da nossa associação. Porreiro era o PR aproveitar alguma reportagem agora, aparecendo a conduzir um FIAT UNO de 1993 e a asseverar "este era o carro que eu conduziria, se esta Lei tivesse entrado há uns anos em Portugal. Querem apostar?"
Ler mais